Curiosamente, eu, como boa carioca, que ama praia, tenho algumas experiências com praias em Portugal e no Norte da Espanha, mas, pelo que sei, as praias do atlântico aqui deste lado, são bem mais frias do que o que eu estava habituada (morava no Rio de Janeiro).
Quando enfim consigo ir às praias aqui em Portugal ou a água está congelante de doer os ossos, ou o vento está absurdo de nem conseguir chegar perto da água ou então o nevoeiro toma conta e fica aquele céu cinza.
Não sei se é do conhecimento de todos, mas quanto mais para Norte, mais ventosa é a praia, e maior a probabilidade de o tempo estar para além de ventoso encoberto. É triste, mas é a mais pura verdade. E nós, que vivemos em Braga, sentimos isso na pele, literalmente. rs Não foi nem uma, nem duas vezes que saímos do nosso “interior” com Sol e calor de rachar para apanhar vento e tempo nublado no litoral.
Mas, contrariando tudo o que disse acima, visitamos a Praia de Samil, na Galiza, província de Vigo. E este post é para contar a nossa experiência em uma praia no Norte da Espanha, fronteira com Portugal.
Visitar praia de Samil
A Praia
Com uma extensão de mais de 1 km, areia branca e mar pouco agitado, a Praia de Samil é o refúgio ideal para famílias com crianças pequenas. É sem dúvida a mais famosa de Vigo e também a maior.
O que logo nos atraiu quando chegamos, foi o vasto calçadão que contorna toda a orla. Ideal para caminhadas, deixar as crianças correrem e andarem de bicicleta.
No decorrer deste calçadão há três piscinas públicas, e pelo menos em duas delas, pude observar que a entrada era permitida apenas às crianças. Além das piscinas, ao visitar Praia de Samil também terão à disposição duches e torneiras para lavar os pés, banheiros, quadra de basquetebol, área verde com muitas mesas para piqueniques, estacionamento gratuito e um Mc Donalds, do outro lado da rua. É ou não é a praia perfeita para famílias?
Temperatura da Água
Esse é um tema polêmico quando o assunto é praia por estas bandas. Toda gente quer saber se a água é quente. Então, sinto muito te decepcionar e dizer isso, a água é fria. Não tem água quente nestas bandas…
Mas, na minha experiência e no meu ponto de vista, a água nas rias da Galiza são menos frias do que as que temos aqui no Norte de Portugal e isso é decorrente justamente das rias e disposição geográfica que estão as praias, mais abrigadas e não tão expostas ao alto mar.
No entanto, recomendo visitar o site Tábuas de Marés para consultar a temperatura da água e assim tirar suas próprias conclusões.
Como chegar em Praia de Samil
A melhor forma de chegar até lá é de carro. De Braga, pela auto estrada são 107km que podem ser feitos em pouco mais de 1h. Do Porto, acrescente mais 40km ao total.
Onde ficar em Praia de Samil
Nós decidimos nossa viagem de uma hora para a outra, literalmente. E em virtude disso, tivemos pouca escolha na hora de decidir onde iríamos dormir. Por este motivo ficamos em um hotelzinho bem simples, mas de frente para a praia. E, quando falamos em hotéis na Espanha, bem simples, é beeem simples mesmo.
Na verdade, diferentemente do preço x qualidade que encontramos com os hotéis de Portugal, em Portugal costumamos dizer que um hotel 3 estrelas equivale à um 2 estrelas na Espanha, ou seja, a qualidade é sempre um pouco inferior e notamos muito no café da manhã.
Mas deixo aqui o nome e o link do hotel para que vocês possam ver e pesquisar, ficamos em um quarto anexo próximo ao jardim e não tivemos qualquer problema com ruídos ou barulhos.
Veja aqui o hotel: Hotel Playa de Vigo
No entanto, desde que esse artigo foi publicado, já retornamos à esta região diversas vezes e fizemos dela o nosso “Algarve” (um trocadilho pois aqui o mais comum são as famílias passarem férias de verão por lá). E também indico o Attica21 Vigo, um hotel de frente para o mar com piscina e toda a comodidade que é preciso para curtir uns dias sem preocupação.
O que fazer nas proximidades
Para tornar a experiência ainda mais completa, deixo aqui algumas sugestões de locais à conhecer quando visitar Praia do Samil. Além de passar pelo centro de Vigo.
http://www.fundacionsales.org/
http://museodomar.xunta.gal/gl
Leia também
+ Corunha com crianças: roteiro de 3 dias
+ Visitar a Galícia no Verão: Sanxenxo
+ Roteiro Rias Baixas: Rías de Pontevedra
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
2 Comments