Visitar Lugo era um desejo antigo, desde que vi uma fotografia da muralha romana que cerca o antigo centro da cidade. A muralha é a melhor conservada de toda a Península Ibérica, mantendo seu aspecto original desde a época romana, quando foi projetada pelo arquiteto Vitrúvio.
E como viajaríamos para a Corunha, que é relativamente perto da cidade (1h de carro), não pude deixar esta oportunidade passar.
Visitar Lugo
A muralha romana
Como já contei para vocês, a muralha está impecável! Cerca todo o centro histórico e possui cerca de 2 km de extensão.
A distância entre os muros varia de 4 a 7 m de largura e faz do caminho uma espécie de rua, onde nem só turistas circulam.
O pessoal da cidade aproveita a muralha para caminhar, se exercitar e passear com os cães. Achei incrível, e se morasse por lá, também ia querer manter esse hábito de dar uma corridinha em uma muralha do século III. Imaginem a honra!
Originalmente, na época romana, eram 5 portas, mas no decorrer dos anos e com a necessidade de expandir a cidade foram abertas mais 5 portas, em um total de 10.
O que ver
Nós optamos por nos concentrar apenas na região da muralha. Visitamos a cidade em Janeiro e pegamos um frio que não estava nos planos. A sensação era negativa, e uma neblina nos acompanhou durante quase todo o dia, indo embora só ao final da tarde.
Assim que chegamos nos abrigamos em um café, na entrada da Porta de San Pedro, a Panadería Manso. O segundo andar é agradável e tem uma vista bonita da muralha.
Quando nos sentimos quentinhos e preparados para a caminhada, saímos pela Porta de San Pedro e fomos andando pelas ruelas, passando pela Praza Maior, a Igleja de las Angustinas e o Monumento do Bimilenario. Deixamos para admirar a Catedral quando caminhamos por cima da muralha.
Apesar de aparentar ser uma cidadezinha, Lugo é a capital da província de mesmo nome e é o segundo município mais extenso e o quarto mais populoso da Galiza.
Hora do Almoço
Quem me acompanha, sabe que hora de comer é sagrada. Não dispensamos comer bem. Mas também não nos importamos, se em determinada ocasião a refeição for um sanduíche no mercado.
Em Lugo, fizemos questão de parar para apreciar a comida. E o escolhido foi um dos restaurantes com a decoração mais legal que já visitei. Marcou sabe? No segundo andar era possível comer dentro de pipas de vinho. Achamos uma ideia ótima e que casou muito bem com a proposta e decoração do lugar.
O nome do local é Aurora do Carballino Pulperia e fica bem cheia no horário do almoço aos fins de semana. Como o nome mesmo sugere, comemos polvo e zamburiñas, uma espécie de vieira, só que menor. Valeu muito a pena, comemos muito bem e claro, na companhia de um bom albariño.
De sobremesa fomos na nossa já conhecida gelateria da Galiza, a Bico de Xeado. Mesmo com temperaturas baixas, não recusamos um geladinho.
Curiosidade
O meu queijo favorito do momento é um queijo da província de Lugo, o Queijo San Simón da Costa. Um queijo defumado vulgarmente chamado de tetilla, pelo formato muito parecido ao seio de uma mulher.
Este queijo pode ser facilmente encontrado na Queixería Praza do Campo ou em qualquer supermercado da região.
Onde ficar
Quem desejar conhecer mais de Lugo e aproveitar uma noite por lá, certeza que não irá se arrepender.
A cidade tem uma boa oferta hoteleira, e as principais cadeias internacionais marcam presença.
O Exe Puerta San Pedro tem uma ótima localização, e quando busquei por hotéis na região fiquei com muita vontade de me hospedar no quarto com vitrais grandes e vista da cidade.
Se você é do tipo que adora conforto e um hotelzão, o Eurostars Gran Hotel Lugo é pra lá de especial e uma boa pedida, já que também é bem localizado.
Há também hostels descolados por lá, e o Hostel Cross é um deles. Com avaliação de 8.8 no Booking.
Enfim, opções não faltam para tornar esta visita completa.
Leia também
+ Roteiro de 3 dias na Corunha com crianças
+ Outlet de Allariz, natureza e história
+ O que fazer em um dia em Ourense na Galiza
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
1 Comment