Pensando em visitar Bilbao no Inverno? Visitei Bilbao em um roteiro de dois dias pela cidade e reuni todas as dicas neste post.
Antes de tudo, Bilbao é a décima maior cidade da Espanha com cerca de 346 mil habitantes. Fica inserida na parte basca do território espanhol e é a capital da província de Biscaia. O idioma oficial é o Castelhano e a co-oficial o Basco.
O fuso horário é o GMT+1, ou seja, uma hora a mais do que Portugal e a moeda utilizada é o Euro.
Bilbao, O País Basco e a História
O País Basco está localizado no nordeste da Espanha, junto aos Pirineus, e extremo sudoeste da França. Antes de mais nada, esta região tem uma cultura própria que chama a atenção, em especial pela linguagem utilizada: o euskara, ou basco.
O País Basco do lado espanhol está dividido, por assim dizer, em duas regiões: a Comunidade Autônoma Basca e a Comunidade Foral de Navarra.
A cidade de Bilbao está inserida na Comunidade Autônoma Basca , na província de Biscaia, sendo assim a capital desta província. Apesar de Vitoria-Gasteiz ser considerada a capital da Comunidade Autônoma Basca, Bilbao é a cidade mais povoada.
Durante o decorrer dos anos, o País Basco sofreu imenso com movimentos nacionalistas e separatista, em especial com o ETA, uma organização terrorista que lutava pela independência da região usando de violência e atentados. Mas a notícia boa é que desde 2011 o ETA fez um comunicado oficial que não iria mais utilizar da força armada para alcançar seus objetivos, tornando assim a região livre de atentados violentos.
Como chegar em Bilbao
De Braga, onde vivo, são cerca de 6h de carro, ou seja, praticamente o mesmo que uma viagem até o Algarve.
Mas em 2019 as companhias Volotea e Vueling começaram a voar para lá à partir do aeroporto da cidade do Porto, e encurtou a distância em 1h20m em vôos com preços mediados de 40EUR ida e volta.
Para quem parte da Espanha ou França, a Renfe tem uma excelente malha ferroviária em todo o país, o que favorece e muito o deslocamento pelo País Basco. Além disso, outra opção são os serviços de ônibus que chegam e partem de Bilbao Intermodal, a rodoviária da cidade. Empresas como Flixbus e Alsa fazem rotas deste Portugal até lá.
Como ir do Aeroporto ao Centro
Eu adoro cidades que nos dão a opção de transporte público de qualidade para sair do aeroporto. Só utilizo táxi em último caso, ou se por algum motivo estiver com muitas malas (o que quase nunca é o caso).
O ônibus que faz o trajeto aeroporto-centro é o A3247 e funciona diariamente das 6:15 às 24h com partidas do aeroporto a cada 15 minutos e custo de €3. Passa pela Gran Via e encerra o trajeto na rodoviária Bilbao Intermodal, onde faz ligação com o metrô, tranvia, Renfe e ônibus de outras linhas.
Como se locomover em Bilbao
Essa é a dica de ouro desta viagem. Eu confesso que não ligava para aqueles cartões das cidades até ter tido a primeira experiência em Valência.
Nós utilizamos o Bilbao Biskaia Card com duração de 48h e usufruímos de toda comodidade com acesso ilimitado ao transporte público de Bilbao, desde ônibus, metrô, tranvia, e até o funicular de Artxanda.
A cidade é plana e boa para caminhar, mas com pouco tempo não teríamos feito metade do que fizemos com este cartãozinho.
Além de ter o transporte incluído, ele é válido para visitas guiadas, descontos em lojas, museus e restaurantes e ainda FastPass para o Museu Guggemheim de Bilbao e o Museu de Belas Artes. Então fica a dica!
** O BB Card foi concedido pelo Bilbao Turismo, meus sinceros agradecimentos ao Órgão de Turismo que nos proporcionou os cartões.
Onde se hospedar em Bilbao
Bilbao é uma grande cidade, e por este motivo não haverá qualquer dificuldade em encontrar o hotel ideal para o seu tipo de viagem e orçamento.
Nós ficamos em um hotel cápsula. Uma experiência diferente do que estamos habituados, pois neste caso, não queríamos gastar demasiado com a hospedagem, e como fomos em casal, era mesmo uma cama para dormir e estava feito.
Escolhemos o Optimi Rooms Bilbao, que tem um conceito um tanto quanto diferente para o padrão tradicional de hostels e hotéis de baixo custo. A novidade aguçou a nossa curiosidade e topamos experimentar neste fim de semana as famosas cápsulas. Confesso que esperava um maior isolamento acústico das cápsulas, mas, como não tenho problemas em pegar no sono, foi tranquilo.
Mas, se compartilhar banheiro não é a sua vibe. Bem localizado e próximo dali está o novíssimo Ibis Budget Bilbao.
Visitar Bilbao no Inverno – Roteiro de 2 dias
Casco Viejo
No princípio da Vila de Bilbao, o Casco Viejo, ou centro histórico, era rodeado de muralhas e formado por apenas três ruas paralelas. Algum tempo depois foi necessário derrubar as muralhas para se construir mais quatro ruas e assim formar o que hoje é chamado de “las Siete Calles“, ou “as Sete ruas”.
Do nosso hotel, o Optimi Rooms, pegamos o tranvia e descemos na estação Abando. Em frente a Oficina de Turismo, então esta é uma boa ideia para pegar o mapa da cidade e se informar sobre as atrações.
Ao atravessar a Ria de Bilbao, vê-se logo o parque El Paseo del Arenal à esquerda e o Teatro Arriaga à direita. Como fomos na época de Natal, esta parte estava incrivelmente movimentada, com pista de gelo e mercadinho natalino no parque e a árvore de Natal montada em frente ao Teatro. Ao fundo do El Paseo del Arenal é possível avistar a Igreja de São Nicolau.
Nós decidimos seguir pela Rua Posta Kalea de onde seguimos em direção à Catedral de Santiago de Bilbao, mesmo junto às lojas. E mais adiante avistamos também a Fuente del Perro de 1800 ou em basco, Txakurraren Iturria – não me perguntem como se pronuncia isso hehe.
Mais acima, a Praça Miguel Unamuno podemos conferir o Museu de Arqueologia, no alto de uma escadaria e abaixo o Museu Arqueológico, Etnográfico e Histórico Basco. Este último fizemos questão de conhecer, para nos familiarizar e aprofundar com a histórica Basca. E foi uma bela surpresa chegar lá e poder conferir uma exposição sobre o caminho da igualdade das mulheres em Euskadi no século XX.
Além disso, foi bem interessante poder conhecer mais da cultura Basca. No último andar uma maquete retratava com perfeição o mapa da região.
Depois de todo o passeio, não poderia faltar comida. E a Plaza Barria tem inúmeras opções de locais para experimentar os famosos pintxos. O Café Bar Bilbao é super tradicional, e funciona desde 1911, vale a pena entrar e conhecer. Mas como este já estava cheio, paramos no Eréka e experimentamos alguns pintxos saborosos acompanhados de uma taça de Txkoli, um vinho branco da região, que dizem ser ligeiramente espumante, mas essa parte sinceramente não notei. Achei bem parecido com o Alvarinho, devido a sua acidez, e foi o meu vinho de eleição na cidade.
Museu Guggenheim
Não dá para negar que o Museu Guggenheim mudou completamente a cidade de Bilbao. Desde 1997 que a cidade viu o turismo crescer e se voltou para esta “pegada” das artes e arquitetura. É praticamente impossível visitar o Guggenheim e não se impressionar.
Guggenheim é o nome de uma famosa família americana, Solomon Robert Guggenheim um colecionador de artes fundou em 1937 a Fundação Solomon R. Guggenheim que é responsável por museus mundo afora, sendo o mais famoso o museu de mesmo nome em Nova York.
Para além do museu de N.Y, há museus Guggenheim por Veneza e Abu Dhabi.
Logo na entrada do museu nos deparamos com o “Puppy“, o cãozinho que guarda a entrada do museu, de Jeff Koons. Puppy tem cerca de 12 metros de altura, suas mais de 40 mil flores são trocadas duas vezes ao ano: Maio e Outubro. Sendo assim capaz de estar florido todo o ano.
Dentro do museu, outra obra que impressiona é a “La Materia del Tiempo” de Richard Serra. Um bom divertimento para os mais pequenos que se perdem ao contornar toda a escultura.
No interior do museu é ainda possível admirar obras de Pablo Picasso, Vicent Van Gogh, Claude Monet, Auguste Rodin e outros. Algumas destas obras são do museu de Nova York mas estarão em Bilbao até 24 de Março de 2019.
No pátio externo mais uma de Jeff Koons, “Tulips“, ou Tulipas, que celebram com cor a Arte Pop e o Minimalismo. E ainda do lado de fora “Maman“, a aranha gigante de Louise Bourgeois. A aranha leva consigo dez ovos em mármore, ressaltando assim o aspecto maternal.
Se o tempo estiver agradável, ande ao redor pelo Paseo de la Memoria. Ali está um parque infantil grande e bem completo para pequenos e nem tão pequenos assim.
Nós atravessamos a Passarela Pedro Arrupe para admirar o Guggenheim do outro lado da Ria e ter uma visão completa de todo o entorno. E subimos no elevador até a Puente de la Salve depois de contemplar o mural “La llave“.
Nós preferimos pausar nos arredores da Plaza Moyua, uma zona cercada de lojas e comércio. Pois como estávamos com o BB Card, podíamos sempre nos locomover de um lado para o outro com o Metro e o TRAM sem nos preocupar com dar voltas.
Acertamos no La Gavilla Bilbao, mais um bar de pintxos muito bons por sinal. Havia um de sardinha que comeria três seguidos de tão bom.
Funicular de Archanda
Depois de comer, e andar um bocado, decidimos apanhar o metro até a estação Matiko para daí sim subir até o Mirante de Archanda.
A parte cômica é que perdemos a estação correta e descemos na seguinte, pensando que apanharíamos o metrô voltando… só que o metrô que voltava era o mesmo que nos deixou lá, ou seja, ficamos 30 minutos em um estação deserta com apenas meia dúzia de casas e uma paisagem super verde e tranquila, nem parecia que estávamos tão próximos da cidade. Então, fiquem bem atentos ao metrô e sua estações hehe
Passada a aventura, chegamos no Mirante de Archanda para ver Bilbao do alto e contemplar a beleza da Ria e dos monumentos vistos de cima.
Vale muito a pena ir com calma, desfrutar da vista e andar no parque.
Ao descer do funicular, caminhe reto em direção à Ria e chegará na Ponte Zubizuri, projetada por Santiago Calatrava. De design futurístico, e branca, como a maioria das obras de Calatrava, pecou apenas pelo chão em cristal, que teve de ser coberto por um tapete para evitar assim que as pessoas escorregassem em uma das cidades mais chuvosas de Espanha.
Logo ali, depois da ponte há uma estação de tranvia que poderá apanhar para seguir o roteiro.
El Ensanche
A Gran Via de Bilbao é o local do grande comércio. À noite, em especial na época de Natal se enche de luzes, pessoas e cores. O El Corte Inglés contribui para tudo isso, com uma fachada repleta de luzes.
Entre as estações de metrô Abando e Moyua, poderá encontrar as melhores lojas de sempre, como Zara, Massimo Dutti, Lush, Sephora, Mango e mais.
Um pouco mais abaixo da estação Moyuna está outro local interessante para visitar em Bilbao, o Azkuna Zentroa. Um centro cultural localizado em um antigo armazém de vinho. Hoje este espaço abriga salas de cinema, auditório, biblioteca, sala de exposições, academia, piscina, uma loja de artistas e designers locais, restaurante e cafeteria. Achei um local bem interessante para se visitar em um dia chuvoso, ou mesmo para uma pausa no corre corre de turistas, principalmente com crianças.
Repare nas 43 colunas espalhadas pelo pátio do edifício, cada uma com um motivo diferente: chinês, medieval, neoclássico… e materiais como ladrilho, cerâmica, bronze, madeira…
Para o lanche, aconselho parar na Bertiz e provar o Bollo de mantequilla ou uma Carolina para acompanhar o café.
Ponte da Biscaia
Se tiver tempo no seu roteiro, sugiro pegar o metrô até Portugalete e conhecer esta atração. A Ponte da Biscaia, ou Ponte Colgante, liga Portugalete à Getxo.
A ponte foi a primeira do tipo construída no mundo para fazer o transbordo de uma ponta à outra do rio. Ela funciona como uma espécie de teleférico e leva de um lado para outro tanto pessoas quanto carros e mercadorias. É impressionante vê-la funcionar.
Nós pegamos o metrô e fomos lá apenas para conhecê-la, chovia muito e mal tivemos tempo, ou vontade, de conhecer Portugalete e Getxo. Mas se for em uma época sem chuva, aconselho a deixar umas horinhas para visitar estas duas localidades portuárias.
Considerações – Visitar Bilbao
Bilbao é uma cidade fantástica, sobretudo no que toca à arte e arquitetura. Não sei se foi a magia do Natal, mas a cidade tinha uma vida incrível para a altura do ano.
Um fim de semana é o suficiente para ter uma visão completa, mas recomendo ainda mais tempo para visitar as regiões de La Rioja e San Sebastián e ainda o Mirador San Juan Gaztelugatxe, cenário de Game of Thrones.
Leia Também
+ Roteiro de 2 dias em Valência, Espanha
+ O que fazer em uma conexão longa no aeroporto de Madrid-Barajas
+ Roteiro de 7 dias pela Andaluzia
+ Voando de São Paulo à Madrid com a Air China
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
Isaaa,
Obrigada 🙂
Em dezembro passarei 2 dias em Bilbau.
Que ótimo! 🙂
Espero que goste! Depois conta aqui..
Bjs,
Isa