Viagens longas com crianças são sempre um motivo de muita preocupação. Seja de carro, trem ou de avião, as viagens costumam tirar o sono de nós, pais, que entramos em desespero só de imaginar como iremos manter o equilíbrio, a paz e a serenidade por tantas horas.
A verdade é que, se para nós, adultos, ficar sentado por muitas horas já é entediante, imaginem para uma criança pequena. Segundos viram horas!
A nossa última viagem longa de avião com o Dani foi quando viemos de mudança do Brasil para Portugal, ele tinha 1 ano e viajamos durante a noite.
Neste caso, tirando todo o desconforto de ter o pequeno no meu colo (ele não cabia mais no bercinho cedido pela companhia), não tive que inventar brincadeiras para passar o tempo.
Mas, no entanto, temos viajado de carro com alguma frequência em percursos que demoram de 2h a 4h.
Não sei na casa de vocês, mas aqui a cadeirinha do carro parece ter espinhos. E até uma simples ida ao shopping vira um verdadeiro filme de ação com o pequeno que tira os sapatos, bate os pés no assento da frente, tira os braços do cinto de segurança… aquela maternidade real, né. Porque nesta família carro não é sinônimo de sono.
Bom, tirando todo essa explicação e desabafo materno, achei que já estava mais do que na hora de escrever um post sobre como tornar as viagens longas com crianças mais agradáveis possível, tipo de comercial de margarina, sabe?
Viagens longas com crianças
Livros de história
Por aqui os livros são sempre bem vindos e despertam imensa curiosidade no pequeno. Os favoritos são os com imagens de animais e os livros tipo “pop-up”. O dos Animais da Quinta lemos desde quando ele tinha um ano, e continua mantendo grande interesse.
A aquisição mais recente é “O leão que temos cá dentro”, que tem sido lido todos os dias, religiosamente.
Mas como cada criança tem preferências diferentes, se não for animais pode ser carros, ou o que mais seu filho gostar. Uns livrinhos na mala vão te ajudar a manter a concentração dele por uns instantes e a tranquilidade da viagem também.
Aqui em Portugal uso muito o site do Wook para comprar os livros, a entrega é rápida e na maioria das vezes é o site com preço mais baixo.
Livros de adesivos
Gente, esta é a invenção do século!! Normalmente encontro livros deste gênero na Tiger, que não custam mais que 4€ porém os adesivos não são reutilizáveis. Mas existem outros livros com temas variados a venda na Amazon da Melissa & Doug (marca americana incrível!) e nestes sim os adesivos são reutilizáveis.
O objetivo destes livros é que seu filho vista bonecos, animais e monte os mais variados tipos de cenários com os adesivos. São sempre uma ótima brincadeira e ainda ajuda no lado criativo.
Levei este livrinho dos animais para uma road trip pelo Alentejo, Portugal, e salvou as longas horas no carro. O pequeno amou os adesivos, colou e descolou por todo lado, incluindo nos vidros do carro. 😀
Autocolantes
São quase sempre em formato gel, ideal para colar nos vidros das janelas do carro ou avião. Colam e descolam com facilidade e por este motivo tornam a brincadeira ainda mais interessante. Nesta hora vale usar da imaginação para criar as mais divertidas histórias.
Legos
Encontre uma criança que não goste de Legos e venha aqui me avisar. Pois eu, até hoje, não encontrei nenhuma. Até nós adultos gostamos, que dirá os mais pequenos.
Legos são sempre uma forma de passar minutos e até horas na brincadeira.
Por aqui ainda usamos muito os Legos duplos, mas o pequeno já demonstra interesse e habilidade para montar os legos com peças mais pequenas.
Comida
Não sei o filho de vocês, mas o meu se distrai um tempinho com o lanche. Por isso sempre tenho à mãos uma lancheira com frutas pequenas já lavadas (amoras, mirtilos, framboesa, tangerina, uvas…) e queijos do tipo babybell. Além disso, frutas secas como passas, tâmaras e damascos são ótimas opções pois não fazem sujeira.
Particularmente gosto muito das opções de lancheiras térmicas e acessórios da Skip Hoppara organizar o lanche e manter fresco.
Música
Esta sugestão vale para viagens de carro, até porque, nada mais chato do que incomodar os outros passageiros, né?
Mas que atire a primeira pedra quem não ouve música no carro! E as crianças adoram cantarolar junto.
Faça uma playlist com músicas animadas e desfrute da paisagem cantando músicas junto com seu filho.
Por aqui o sucesso da vez é a trilha sonora do musical do Rei Leão. Mas não precisa ser músicas infantis. Desperte o interesse do seu filho por novos estilos musicais e artistas.
Tem mais alguma dica que não está escrita aqui? Compartilhe conosco aqui nos comentários.
Boa viagem!
Leia Também
+ Qual o carrinho de bebê ideal para viagens?
+ Onde comprar enxoval de bebê em Portugal
+ Como é voar de avião com um bebê de 3 meses