Aos 450 anos o Rio de Janeiro continua lindo e ainda reserva alguns lugares pouco conhecidos dos moradores e turistas.
Eu, carioca da divisa da gema com a clara, adoro investigar lugares novos. E como boa investigadora não poderia deixar de compartilhar esses cantinhos.
O tour começa na Barra da Tijuca na nova “padaria” da Olegário. O nome padaria entre aspas é para enfatizar que o local é muito mais do que isso. A Boulangerie Carioca é um pedacinho da Cidade Luz só que aqui no Rio.
Chegue antes de 11:30 aos fins de semana para pedir um dos menus de café da manhã. Os preços começam na faixa dos R$18 e se pedir a cesta de pães é beeem servido, viu?
Depois do café é hora de seguir em direção à Estrada do Joá rumo ao mirante. Não tem erro. Passando a entrada da Joatinga, o mirante fica a direita em um recuo.
Se for um dia de Sol e calor, é só voltar um pouquinho e se refrescar no mar da Joatinga. Uma praia em um condomínio fechado com uma estreita faixa de areia.
A dica é chegar cedo, pois além da dificuldade de achar uma vaga para estacionar, também é difícil conseguir um espacinho na areia nos fins de semana. E não se esqueça do protetor solar e de levar sua própria água e lanche. Não há opção de onde comer por lá e apenas um vendedor ambulante fica na entradinha da trilha.
Bônus
Se a sua não for praia, não muito longe dali subindo o Alto da Boavista na Estrada do Açude está o Museu do Açude. Um Museu cheio de história e pouquíssimo visitado na Floresta da Tijuca. Com uma área externa belíssima, o antigo casarão de Castro Maya foi cenário de novelas de época e casa da Viúva Porcina em Roque Santeiro. Além da Casa Principal, a exposição permanente ao ar livre vale muito a pena.
Boulangerie Carioca
Rua Olegário Maciel, 555
Diariamente de 7h às 20h
Museu do Açude
Estrada do Açude, 764
De quarta à segunda de 11h às 17h
Entrada R$2,00. Ás quintas a entrada é gratuita.