Seja para quem pretende morar ou para quem visita, conhecer os supermercados em Portugal é fundamental quando o assunto é economizar com as refeições, ou mesmo comprar vinhos e outras lembranças gastronômicas para os amigos.
Não sei vocês, mas eu adoro visitar supermercados nas minhas viagens. Acho que é uma forma incrível de conhecer mais da cultura local, se familiarizar com os alimentos que consomem e dar aquela olhada marota nos vinhos. 🙂 Algum apaixonado por vinhos por aí?
Diferente do que estamos habituados nas redes mais comuns de supermercados do Brasil, os supermercados em Portugal, e na Europa como um todo, possuem uma variedade incrível de produtos de outras regiões e países. E vou falar mais sobre isso nos próximos tópicos.
Quais os principais supermercados em Portugal
Basicamente temos alguns supermercados que são os mais comuns por aqui, ou seja, são os que vocês vão encontrar facilmente em qualquer cidade. Os mais populares são: Continente, Pingo Doce, Lidl, Auchan, Intermaché. Mais recentemente o Aldi e Mercadona vêm expandindo sua rede no território português nos últimos anos.
Por questões geográficas, eu não tenho o hábito de ir ao Auchan e ao Intermaché, por isso não tenho grandes comentários a fazer com relação a estes supermercados.
Em primeiro lugar, uma coisa boa a ser considerada é que os supermercados possuem suas próprias marcas, ou seja, marcas brancas. No Brasil olhamos com maus olhos marcas próprias de supermercados, mas aqui é super comum e tem boa qualidade e bom preço.
Continente
É a primeira cadeia de hipermercados em Portugal. Possui três denominações diferentes: Continente, Continente Modelo (o antigo supermercado modelo da mesma empresa, mas que passou a ter Continente no nome) e Continente Bom dia (um pequeno mercado geralmente em bairros, com uma oferta menor que os outros dois).
É aonde compramos a maior parte das nossas compras aqui de casa. Tem boa variedade de produtos e uma grande seleção de produtos de marca branca. Por ser hipermercado, além de alimentos também vende roupas, acessórios, livros, brinquedos, artigos de casa e decoração e malas de viagem.
Fazem promoções regulares de vinho, e tem uma boa variedade de vinhos portugueses e alguns do mundo.
Pingo Doce
Supermercado português mais admirado pelos brasileiros. Ok, ok, estou generalizando. Não sei se é por ter sempre uma localização central nas cidades, mas noto que o Pingo Doce agrada muito aos brasileiros.
A marca branca também é excelente. E tem uma variedade boa de refeições prontas para consumo como sopas, wraps, saladas, sushi e até pão de queijo.
Lidl
É uma cadeia alemã com supermercados menores. Em um primeiro momento você pode estranhar a organização dos corredores e produtos. Mas é bem característico dos mercados na Alemanha. Os produtos estão expostos em suas caixas, sem muito glamour.
É um dos meus favoritos. Por ser um mercado menor do que os outros, não tem a mesma variedade de produtos. Mas aqui ele funciona em campanhas semanais, e a campanha da Itália e do Brasil são as minhas favoritas.
Gosto muito dos iogurtes e da vasta opção de produtos biológicos. Sem contar nos pães, provem os croissants, a broa de milho e o pão de Deus.
Mercadona
Uma cadeia espanhola a engrossar a lista dos supermercados em Portugal. Faz pouco tempo que a maior cadeia de supermercados da Espanha começou a se espalhar no território português. No início foi vista com algum desdém, mas não demorou muito para os portugueses aderirem.
Mais uma cadeia com boas opções na sua marca própria a Hacendado e a Bosque Verde (o melhor perfumador de roupa que existe!).
Destaque para a padaria e as opções de comida pronta e semi pronta. Além disso, dizem por aí que a linha própria de cosmética é produzida na mesma fábrica de uma gigante do ramo. #ficadica
Aldi
O último na nossa lista dos supermercados em Portugal, mas nem por isso o mais esquecido. O Aldi é mais um alemão em terras lusas. Ainda está em expansão em Portugal, mas já faz parte da lista daqui de casa.
Assim como o Lidl, não é um mercado arrumadinho visualmente, mas possui maior variedade de produtos alemães como salsichas, queijos e vinhos. Destaque para os produtos vegan assim como os biológicos.
+ Como solicitar autorização de residência em Portugal
Dicas para economizar nas suas compras
Agora que vocês já sabem tudo, ou quase tudo, sobre os supermercados em Portugal, chegou a hora de saber algumas dicas com a finalidade de economizar nas suas compras.
Os supermercados nacionais possuem uma espécie de cartão de fidelidade. Um cartão gratuito, sem anuidade ou qualquer vínculo com bandeiras como Visa ou Mastercard. Só para exemplificar, com estes cartões é possível economizar muito em campanhas específicas que por vezes garantem 15% de desconto no valor total. Normalmente este desconto fica “preso” no cartão podendo ser usado para novas compras nos supermercados ou utilizados em redes parceiras de restaurante, farmácia e até postos de gasolina.
Uma super dica de economia é procurar por produtos com etiqueta rosa ou laranja. Normalmente estes produtos estão com o prazo de validade próximo e dessa maneira ganham um descontão.
Gostou das dicas? Tem mais alguma super dica que esqueci de colocar aqui?
Leia Também
+ Onde comprar enxoval de bebê em Portugal
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
O Aldi não é um mercado arrumadinho?!!
Como assim?! É o mais arrumadinho e organizado de Portugal!!! Eu como consumidora acho que o Aldi supera pela apresentação!
Olá Andreia, Obrigada pelo comentário.
Esta é a minha opinião por achar os supermercados alemães com uma arrumação diferente da que estamos habituados.
Mas é sempre bom ouvir/ler outras opiniões. Obrigada
Esqueceram do minipreço
Olá Joana,
Obrigada pelo comentário.
Como não tenho o Minipreço próximo de casa, não vou lá. vale à pena?