Como não sabíamos que o centro histórico ficava deserto ao fim de semana o plano inicial que era de passar o dia por lá conhecendo as construções históricas, museus e garimpando as lojinhas foi por água abaixo. Mas como todo viajante (e mochileiro) que se preze precisa ter um plano B não pensamos duas vezes e partimos para a Av. Litorânea onde fica a rede hoteleira da cidade e as praias como o próprio nome sugere.
Para quem estiver no centro histórico e quiser ir a praia sem pegar táxi basta descer a Rua Portugal que sairá em uma pequena rodoviária de onde parte o ônibus que segue pela Av. Litorânea. #ficadica
Descemos na Praia do Calhau, a praia indicada pelo nosso Hostel, e nos sentamos em uma barraca chamada Coração do Mar. Em São Luis as barracas de praia tem uma estrutura parecida com as de Fortaleza, porém não tão grandes. A praia possui longa faixa de areia e o mar tem uma cor escura de águas duvidosamente limpas.
Acho que para quem tem pouco tempo como nós, vale a pena o esforço de dar uma volta nas praias. A imagem de São Luis vai mudando completamente ao passar por avenidas largas com prédios novos e espelhados e hotéis de grandes redes. O abandono que o centro histórico nos remete aqui não chega nem perto.
Aproveite também para circular no calçadão durante o anoitecer. Andando mais adiante você encontra bares e restaurantes para todos os tipos de gostos e bolsos e ainda percebe o movimento local de pessoas caminhando e se exercitando.
Nós gostamos muito do clima e decoração rústica do restaurante Landruá que servia peixes e frutos do mar. Pedimos de entrada pastel de camarão com a famosa geleia de pimenta e ainda um peixe a moda maranhense, que nada mais é do que um peixe cozido com leite de coco com camarão, batata e ovo cozido. A comida não foi nada de excepcional e para falar a verdade não ficamos assim tão satisfeitos nem com a comida e muito menos com o preço que é um tanto salgado se comparado à qualidade. Ouvi dizer que o Restaurante Cabana do Sol é um dos melhores da região e fica ali próximo, portanto se for a São Luis vá lá (e me conta!rs).
Barraca Landruá Mariscos – Avenida Litorânea, 16A