Desejando um roteiro pelas Rias Baixas? As Rias Baixas na Galícia estão localizadas na parte ao sul do Cabo de Finisterre. E fazem parte deste conjunto as rías de Muros y Noya, Arousa, Pontevedra e Vigo
Seus maiores atrativos são as paisagens naturais, os vinhos, a atividade pesqueira e consequentemente a ótima oferta de mariscos e a história (os romanos também andaram por estas bandas).
Mas é no verão que podemos apreciar o que desta região há de melhor: as praias. Com areia branca e fina e águas azuis cristalinas (em especial nas Ilhas Ciés), as Rias Baixas são uma excelente opção para aproveitar dias ensolarados.
Roteiro Rias Baixas
No último verão, mais precisamente em 2021, tiramos uma semana na região e fizemos de O Grove a nossa base de apoio.
Até então pouco conhecíamos da região, ou mesmo quase nada. Uma vez que em Espanha a região da Galiza não é assim tão divulgada em termos de turismo.
Foi daí em diante que este cantinho cercado de muito verde de um lado e mar azul do outro ganhou nosso coração.
Em especial para mim, carioca da Zona Oeste. Passei muitos verões na Costa Verde do Rio de Janeiro, e as Rias Baixas me lembram muito a paisagem de lá. Talvez por essa familiaridade que tenha me identificado tanto com esta parte da Espanha.
Onde ficar
Nossa primeira base foi o Camping & Glamping Muiñeira, ficamos em uma tenda tipi com quatro colchões de solteiro, frigobar, uma arara de roupas e um foco de luz com tomada. Foi o suficiente para tornar a nossa estadia especial junto ao mar e ao mesmo tempo próximo da natureza.
Nós realmente gostamos deste tipo de hospedagem e achamos uma ótima oportunidade de o fazer com crianças. O pequeno aqui de casa adora e fica super feliz.
O camping tem dois terrenos, um mais próximo da praia com uma cafeteria, um parque infantil, espaço para motohomes e algumas tendas de Glamping e do outro lado da rua, com espaço para barracas de campismo, um pequena bungalow de madeira e mais algumas tendas de Glamping.
Mesmo para quem usufruía do Glamping o banheiro era compartilhado, mas isso não foi um problema. Não tivemos nada do que reclamar da limpeza do local nem das pessoas que frequentavam, alguns bem jovens até, mas que em nada nos incomodaram com barulho.
Mas se camping/ glamping não é a sua praia, também já estivemos hospedados em dois apartamentos na região. Um de três quartos na Praia de Portonovo, o Portonovo Suítes. E outro aparthotel localizado na Praia de Silgar, Apartamentos Trisquel. Recomendo as duas opções.
Booking.comComo se locomover
Para percorrer cada cantinho desta região o ideal é mesmo o carro. Há a opção de chegar até lá via comboio de Portugal, através do Celta, que liga diariamente a cidade do Porto à Vigo. Mas para explorar as praias com tranquilidade o carro é a opção mais segura.
Já quem vai de carro através de Portugal há a facilidade de ter a cobertura da Via Verde, sistema automático de pagamento de portagens (pedágios). Um acordo entre os dois países permite que o dispositivo funcione também em terras espanholas. Quem não possui tal dispositivo, há também vias com caixas de pagamentos.
Se deseja chegar na região através de um voo. O aeroporto mais próximo é o de Vigo, com ligações para cidades espanholas pelas companhias Ryanair, Vueling, Air Nostrum, Binter Canarias, Air Europa e Iberia.
Onde comer
Se você me acompanha há mais tempo sabe que comer bem é o nosso forte! Começo meus planos de viagem pelos restaurantes e bares. É o ponto alto da viagem, sobretudo quando conseguimos aliar a comida com o vinho local.
Restaurante o Almacén do Avó- Descoberto ao acaso. Fomos de arroz de marisco (parece que as arrocerias são bem famosas por aqui, e os arrozes são quase como paellas)
Balcón de Floreano – Chegue cedo ou faça uma reserva. Já comemos de tudo um pouco aqui. Desde zamburiñas ao polvo e peixe grelhado.
Restaurante Arroceria A Lanzada – Dos nossos favoritos. E vou ser muito sincera, a comida nem é o ponto alto, é boa, ponto. Mas a paisagem, a música ao vivo e toda o ambiente é que fazem este local ser especial. Se a ideia é comer no restaurante convém reservar com antecedência. Se for só beber um copo ou comer um hambúrguer, é por ordem de chegada e é fácil conseguir uma mesa externa.
Taberna Maruca – Uma taberna tipicamente galega. Uma antiga casa de pedra que usa objetos antigos na sua decoração. Comida feita com produtos frescos e locais. Serve desde pratos de peixe como parrilas. Não deixe de provar o tomate Maruca, vale cada eurinho.
Panaderia Arte Sano – Próximo da Praia de Silgar, nossos almoços praianos são com as empanadas daqui. Estas são diferentes das que estamos habituados: as argentinas. São maiores, boa para dividir em família.
O que fazer
Praia de Silgar – Nossa praia favorita na região, também conhecida como a praia de Sanxenxo. Por ser uma baía cercada de prédios fica abrigada e consequentemente venta menos. A facilidade de ter tudo próximo como restaurantes, supermercados e lojas às distancia de alguns passos também ganha pontos uma vez que podemos passar o dia tranquilamente na praia e ter à disposição toda a infraestrutura necessária.
Praia de Portonovo – É mais aberta que a Praia de Silgar. Tem um enorme passadiço em madeira para caminhar por toda a extensão. A grande atração é um parque aquático flutuante para maiores de 6 anos.
Isla de La Toja – Uma pequena ilha situada em O Grove. Conhecida pelos tratamentos de talassoterapia, a grande atração é uma capela toda revestida com conchas de vieira.
Aldeia dos Grobits – Localizada na Isla de La Toja este parque infantil é gratuito e uma ótima sugestão para deixar as crianças brincando por algumas horinhas.
Ruínas de Santa Mariña – Em Cambados, são os restos de uma igreja paroquial da padroeira da cidade. Declarada como Monumento Nacional, foi considerada o terceiro monumento funerário mais importante da Espanha.
Cambados – Capital do Albariño na Galícia. Para os amantes de vinho convém verificar as datas da Festa do Vinho Albariño que ocorre em Agosto.
Combarro – Um pequeno e pitoresco povoado pesqueiro. Vale uma parada para conhecer a vila dos espigueiros e almoçar em um dos restaurantes com vista para o mar.
Enoturismo – Assim como a Região dos Vinhos Verdes em Portugal, as Rias Baixas são também conhecidas pelo vinho da casta Alvarinho, ou Albariño. Há muitas opções de adegas que abrem suas portas para realizar provas dos vinhos com ou sem harmonização. Já estive em duas bodegas, uma referência na região: a Martín Codax e uma mais pequena bem próximo da praia de Silgar a Adega Eidos. Mais pra frente vou falar mais sobre estas visitas em contexto de enoturismo.
Mapa interativo com os locais mencionados no artigo
Quer ver mais sobre o Roteiro Rias Baixas? Visite o Instagram https://www.instagram.com/viajapedia/ e veja mais nos destaques e nas fotos publicas 🙂
Leia Também
+ Visitar a Galícia no Verão: Sanxenxo
+ Praia de Samil: uma praia para famílias na Galiza
+ Corunha com crianças: Roteiro de 3 dias
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
3 Comments