Quem me acompanha no Instagram, sabe que recentemente tirei uma pós-graduação em Enoturismo que aumentou em mim o desejo e a curiosidade de conhecer e visitar o maior número de quintas possíveis.
Como ainda não tirei um ano sabático, e assim como muitos eu também tenho um trabalho de 8h por dia e uma rotina de casa, família e todas aquelas coisas que já sabemos, tento arrumar sempre um tempinho para desfrutar de bons momentos junto da vinha e dos vinhos.
E foi assim, que depois de muito pensar, tomei a coragem de colocar em prática um desejo antigo: o de realizar eventos vínicos na região Norte de Portugal.
O meu primeiro evento, só para mulheres, aconteceu no dia 02/10 na Quinta Cova da Raposa, na freguesia de Gualtar, junto à Universidade do Minho e bem próximo do centro de Braga.
No total foram 15 mulheres, apaixonadas por vinhos, todas cheias de boa disposição para conhecer mais da quinta e dos vinhos biológicos.
Quinta Cova da Raposa
A Quinta Cova da Raposa é uma quinta urbana, inserida no concelho de Braga, apenas 5km do centro da cidade. Pertence a Rota dos Vinhos Verdes, na já falada Região dos Vinhos Verdes, que abrange o Minho, Alto Minho e quase toda esta região entre o Rio Minho e o Rio Douro.
Os anfitriões, Manuel e Elizabete, são pioneiros na produção de vinho biológico, sem adição de sulfitos. Hoje, implementam toda uma rotina biodinâmica nos seus vinhos, apesar de não estar certificado como tal, apenas como biológico. No portifólio, produzem monovarietais de Alvarinho, Arinto, Vinhão e também um rosé.
A quinta só está aberta mediante marcação. E no dia que fomos, estava marcada apenas para o nosso grupo com uma programação especial organizada por mim.
Brunch Vínico
O nosso programa teve início às 11h. O Manuel nos deu as boas vindas e nos conduziu pela vinha, explicando detalhadamente o processo de cultivo e cuidado com a vinha. Sua simpatia conquistou a todas.
Nem a chuva fina que apareceu em um momento e outro nos impediu de estar atentas em cada detalhe.
Passeamos pela horta biológica, sentimos os aromas das ramas das cenouras, folhas de limoeiro e ervas aromáticas, apreciamos um lindo alecrim florido assim como as últimas framboesas da estação.
Na adega, tivemos a explicação de todo o processo vínico desde a chegada das uvas até o engarrafamento.
Após esse primeiro momento seguimos para a sala de provas, para dar início ao brunch regional com os vinhos da Quinta Cova da Raposa.
A Elizabete foi impecável e nos serviu os melhores fumeiros, alheiras, queijos, saladas, pão de ló caseiro e compotas biológicas também produzidas na quinta.
Foi um momento de descontração para todos e de interação já que nem todos que estavam ali se conheciam.
As fotos maravilhosas deste momento ficaram por conta da talentosa Daniela Piccoral que estava presente e registrou cada detalhe.
Quer participar do próximo? Fique atento ao Instagram.
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.