|
Cruzeiro do Douro visto do comboio |
Na minha última viagem pela Europa fiquei hospedada uma noite em um hotel na região do Douro, em Portugal. A paisagem do hotel debruçado sobre o Rio nos agradou tanto que planejamos voltar no fim de semana seguinte para fazer uma viagem de trem pelo Douro apreciando a paisagem das vinhas entre as curvas do rio.
Hotéis que indico no Douro:
O passeio pode ser feito de duas maneiras: da forma tradicional, em um comboio histórico da linha do Douro que vai do Peso da Régua ao Tua com cantigas e vinho do Porto ou em um trem urbano comum, que também percorre a mesma linha.
Como decidimos um tanto quanto em cima da hora, não havia mais bilhetes disponíveis para o Comboio Histórico e pagar cerca de 42 euros sairia um tanto quanto abusivo para levar a família toda (éramos 7).
Então nossa opção econômica do passeio de comboio pela linha do Douro foi fazer o percurso com o comboio urbano e conhecer toda a linha, não apenas até o Tua, mas lá no finalzinho em Pocinho.
A Linha do Douro
A linha originalmente se inicia no Porto e vai até Pocinho. Mas são as estações da Régua ao Tua que fazem dela um dos passeios de trem mais concorridos de Portugal. A viagem vai sempre junto ao Rio e desponta vistas lindas e privilegiadas das parreiras do vinho do Porto quase que milimetricamente posicionadas.
|
Vinhedos com as uvas que dão origem ao Vinho do Porto |
O valor do bilhete do Porto até a Régua custa 9,75 eur e da Régua até o Tua 4 eur em comboio interregional. Os horários podem ser conferidos no site da
CP.
Já o comboio histórico tem horários e itinerários específicos, Sai da Régua às 15:21h, chegando ao Tua às 16:40h e retornando às 17:24h à Régua.
Sempre nos meses de Junho à Outubro. Para maiores informações do comboio histórico
veja aqui. *Preços de 2017
O passeio no comboio Interregional
Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada!
Saiba mais aqui.
Saímos cedo da Estação do Peso da Régua no sábado e compramos o bilhete do comboio na hora, direto no guichê.
No horário programado o trem chegou e nos acomodamos em seus confortáveis assentos. Assim como nós, muitos outros turistas faziam o mesmo trajeto com o trem urbano.
Por um consenso de todos (mentira, do marido e do sogro!rs) ficou decidido que iríamos até o final da linha em Pocinho. A contra gosto da blogueira aqui que queria ir até o Tua. Mas, viagem em família, fim de semana com todos juntos, então vamos deixar a blogueira de lado né?
E lá fomos! Paisagem mudando, sobe e desce de passageiros. As primeiras estações logo após o Peso da Régua são as mais animadas e onde concentra a maior parte das chamadas Quintas, nome para as vinícolas em Portugal.
O curioso é que muitos que vão às Caves no Porto acham que as vinhas ficam por lá, mas não, na realidade as uvas que dão origem ao vinho do Porto são cultivadas no Douro.
|
Passeio econômico de comboio pelo Douro |
Quando o trem passa do Tua, a paisagem começa a ficar mais rustica. O Douro desponta como protagonista e não mais a arquitetura quase que perfeita das vinhas.
O que pode-se observar é um grande rio, com lanchas cruzando de um lado e de outro no verão europeu e alguns banhista mergulhando em suas águas verdes.
Em todo o passeio o trem passa bem junto ao rio, e há até momentos que mais parece que estamos sobre ele!
O que (NÂO) fazer em Pocinho
No fim, o trem foi esvaziando e quando chegamos à estação de Pocinho haviam poucos. Beeeem poucos mesmo.
Descemos na estação e fomos “conhecer”. Entre aspas, pois na realidade não havia nada a se conhecer. NADA!
Subimos a rua da estação, olhamos para um lado, para outro. Conseguimos sinal de internet. Pesquisamos o que fazer e pasmem: não havia nada. Rs
Então, corremos para a estação já que parecia haver um trem voltando às 13h. Só que não! O trem das 13h era apenas em dias de semana e aos fins de semana ele só retornava ao Peso da Régua às 15h.
Por sorte, como toda boa família portuguesa, havíamos levado pastéis de Chaves, pão com presunto cru e queijo, água e frutas. Fizemos nosso piquenique na estação mesmo e rimos da nossa situação até o horário de retorno.
|
Passando o tempo na estação de Pocinho |
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço
O passeio de trem foi incrível! Mas poderia ter sido melhor se não tivéssemos ido até Pocinho. No geral tivemos pouco tempo para explorar as Quintas, experimentar o vinho e conhecer as estações do Tua e Pinhão que são lindíssimas.
Então, como a minha missão (rs) é te dar dicas, eu aprendo com meus erros e tento passar para vocês o melhor da minha experiência.
Se a sua intenção for além do passeio de trem aproveitar para conhecer algumas Quintas e experimentar o vinho do Porto no local de onde as uvas são colhidas, foque nas três estações principais: Régua, Pinhão e Tua.
Para compras de bilhetes, horários e preços consulte o site da
CP.
Leia Também
Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada!
Saiba mais aqui.
Posts relacionados
Isabella, adoramos o seu site. Gostamos desta viagem de comboio para conhecer as Quintas. Perguntamos : o bilhete de comboio vale para o dia, ou seja, se formos visitar vinhas das estações de Pinhão, Tua e Régua, podemos parar, descer e depois retomar a viagem com o mesmo bilhete? abs
Olá, Silvânia e Cláudio.
Obrigada pelo comentário!
O bilhete é comprado por trajeto, ou seja: Régua ao Pinhão, Pinhão ao Tua. e Depois Tua até a Régua. Ou como achar melhor.
Abraços,
Isa
Oi Isabela. show seu vlog. Gostei Muito. Dicas Excelentes.
Estaremos sem carro , sairemos de porto para a região Douro de trem. Como é se locomover por lá? Tem opções de restaurante ? Obrigado
Olá João, Obrigada.
De trem você ficará nas estações centrais, nem todas as quintas são proximas das estações, mas com táxi chegará lá.
Sugiro ler este post https://www.viajapedia.com/roteiro-no-douro-vinhateiro-o-que-visitar.html
Restaurantes não faltam! Os das quintas são maravilhosos.
Abraços,
Bom dia
Gostaria de fazer o Pinhão- Tua, Tua- Régua, somos dois adultos e uma criança 12 anos.
O Dia será 20 de Agosto, iremos da Régua ao Pinhão de barco, horário 14:30h- 17 horas.
Peço informação dos horários e preço do comboio normal e como formas de pagamento.
Grata pela melhor atenção
Com os melhores cumprimentos
Maria Paula de Seiça Neto
Olá, Bom dia.
Infelizmente não tenho como lhe dar estas informações. Sou apenas um blog de viagens. Para isso deverá ir ao site da CP.pt
Obrigada,
Isa
Muito Obrigada pela dicas
Por nada 🙂 Espero que aproveite o passeio.
Beijinhos,
Isa
Boa tarde Isabela, vou visitar Portugal em Outubro com a minha família e o teu site vai-nos ajudar muito. Somos dos Estados Unidos. Obrigado pelo esforço incrível!
Daniel Chui
Olá Daniel. Obrigada pelo comentário.
Boas férias para vocês!
Isa parabéns por seu ótimo vlog bem objetivo e muito bem com informações preciosas sobre esse trecho do famoso e mundialmente conhecido Vale do Douro, suas dicas apresentadas nesse artigo será de imensa ajuda para visitar essa bela região de Portugal. Forte abraço
Muito obrigada Anderson!