Está em busca de sugestões do que fazer em Baiona? Então venha comigo que vou contar tudo o que fizemos por lá.
Antes de mais nada, quero dizer que desde 2020 temos dedicado pelo menos uma semana ao ano para desbravar o litoral da Galícia. Foi durante a pandemia que, acabados de nos recuperar do “bendito” vírus, e com as férias para a Andaluzia canceladas, nos vimos numa verdadeira sinuca: encarar os preços elevados do Algarve para reservas de última hora ou ir para o norte e desfrutar de dias tranquilos com distanciamento social.
Bom, não preciso dizer que a segunda opção venceu e não precisou de muita pompa para o litoral da Galícia nos conquistar (pois o interior já havia nos conquistado há tempos).
O que fazer em Baiona
Em primeiro lugar, quero fazer aqui uma breve introdução da história de Baiona, assim como dar a conhecer algum contexto sobre a região. Acredito que mais do que saber quais são os melhores restaurantes ou as praias mais paradisíacas, é preciso também conhecer mais sobre a cidade, quem passou por lá e sua cultura.
A história de Baiona
Baiona foi fundada pelos romanos no século II a.C. e tem uma longa história que remonta à época pré-romana. Além disso, também foi palco da chegada da embarcação Pinta, em 1943, que trazia Pero Vaz de Caminha com a notícia de que Cristóvão Colombo havia viajado até o Mundo Novo e com isso “descoberto” a América.
No seu casco histórico há muitas menções à Pinta assim como uma homenagem aos tripulantes da caravela. Além disso, para quem tem interesse, a Festa de la Arribada acontece sempre no primeiro fim de semana de Março para comemorar a chegada da embarcação com música, danças e recriação histórica.
Como chegar em Baiona
A maneira mais fácil de chegar até Baiona é de carro.
De Braga até lá são 121km em autoestrada, cerca de 1:20h. Bem como do Porto são 165km também em autoestrada com duração de 1:50h.
Lembre que se tens a Via Verde instalada no seu veículo português a mesma está habilitada para percorrer as estradas da Galícia e passar pelos pedágios sem necessidade de pagamento manual. Saiba aqui maiores detalhes.
De transporte público, a opção é pegar o comboio que parte do Porto em direção à Vigo e de lá buscar alternativas de transporte público até Baiona ou ainda autocarro da rede Flixbus a sair de destinos como Braga ou Porto até a cidade de Vigo.
Onde ficar em Baiona
Atualmente a cidade vive essencialmente do turismo então é de se esperar que no verão tenha uma maior procura nos alojamentos, por isso sempre recomendo fazer reservas de forma antecipada e com cancelamento gratuito.
Nós nos hospedamos no Bayona Camping Playa e foi uma ótima experiência, sobretudo para quem viaja com crianças pequenas. Além de parque de campismo para tendas e autocaravanas dispõe ainda de bungalows de frente para o mar para todos os tipos de orçamento.
Mais recentemente chegou também a rede de glampings Kampaoh que utiliza das mesmas instalações que o Bayona Camping pero en una forma mais glamurosa, como o nome assim sugere para o “camping gourmet”.
Se conforto e comodidade é um pré requisito que você não abre mão, o Parador de Baiona pode ser uma ótima opção. Localizado dentro da muralha histórica do Castelo de Monterreal, este hotel pertence à rede de Paradores de Espanha.
O que visitar em Baiona
Castelo de Monterreal
O Castelo foi construído no século XII e é um dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, foi usado durante anos como uma fortaleza defensiva para proteger a cidade de invasores estrangeiros. Sua localização estratégica permitia que seus guardas mantivessem uma visão clara do Oceano Atlântico. Atualmente é explorado pela rede Paradores de Baiona, enquanto as suas muralhas estão abertas aos visitantes mediante pagamento de 1€, que pode ser descontado em consumo no restaurante Enxebre la Pinta, do qual falo mais abaixo.
Museu da Caravela Pinta
O museu é dedicado à reprodução da caravela Pinta, uma das três embarcações usadas por Cristóvão Colombo em sua viagem histórica para as Américas em 1492. O museu permite aos visitantes explorar a réplica da caravela e aprender sobre a história das viagens de Colombo (com o ponto de vista espanhol) e as técnicas de navegação do século XV.
Além disso, o museu possui exposições que apresentam a vida a bordo da caravela e sua importância histórica.
Igreja de Santa Maria
Ela é um dos principais exemplos da arquitetura românica na região, sendo construída no século XII. Além disso, adicionaram uma torre de sino no século XVIII e existem belas pinturas murais do século XV na igreja.
A igreja também possui um altar-mor barroco e uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário.
Onde comer em Baiona
Bico de Xeado
Acho que dispensa apresentações, de tanto que falo deste gelado. Sempre que visito a Galícia, eu vejo a localização no mapa para saber a loja mais próxima! E não, não é exagero.
Feitos de forma ecológica, estes gelados têm um espacinho no meu coração e estômago. Por favor, provem o de doce de leite, chocolate com laranja e requeijão com figo caramelizado. E depois me digam.
Enxebre la Pinta
Este é o restaurante do Parador de Baiona e que está aberto ao público. A vista é das melhores, e das duas vezes que aqui comi escolhi a terraça para curtir o momento como deve ser: de frente para o mar.
Os mexilhões com molho de coco foram um sucesso nas duas vezes que pedimos, mas o arroz de marisco da segunda vez deixou um pouco a desejar pois estava com sal a mais, na minha opinião.
No entanto não posso deixar de dizer que foi um grande custo x benefício.
Panadaria Yajoma
Delícia de padaria para começar bem o dia. Os pães daqui também são vendidos no mercado do camping.
Minha sugestão na Espanha é fazer como os espanhóis: tostada com manteiga e marmelada ou tostada com tomate, que neste caso acrescento o abacate.
La Pepita
Descobri esta rede de hamburguerias por acaso e vi que existem muitas espalhadas pelo país.
Os hambúrgueres eram de boa qualidade, Hugo escolheu o de salmão e eu fui em um de carne de vaca com tomate seco e mozarella.
Para o Dani pedimos o menu infantil que vinha com cheeseburguer, batata frita, bebida e gelado de sobremesa e ainda papel com atividades e lápis para colorir.
Ardora Taperia Rural
Foi nosso último jantar, e mesmo como tinha que ser, em grande! Não houve nada que estivesse ruim. A parrilhada de vegetais surpreendeu, pois vegetais nem sempre são apetitosos. E o bacalhau, perdoem os portugueses, mas foi melhor do que muito bacalhau que já comi em terras lusas.
Na Morada das Parras
Um jardim agradável com comida local. A simpatia das funcionárias foi sem dúvida o destaque da experiência.
Vale ressaltar aqui que a tarta de queso era enorme e servia tranquilamente a minha família de três.
Leia também
Enfim, e para concluir, espero que tenham gostado deste roteiro com o que fazer em Baiona. E que deixem comentários caso tenham alguma dúvida, afinal este post é para ajudar você 🙂 Abaixo, alguns links que podem ser úteis no seu roteiro pela Galícia.
+ Galícia: Roteiro praias das Rias Baixas
+ 15 Glampings e Cabanas no Norte de Portugal e Galícia
+ Galícia no Verão: Visitar Sanxenxo
+ Praia de Samil: uma praia para famílias na Galiza
+ Visita aos desfiladeiros do Sil e Ribeira Sacra
+ Aloia Nature: Bungalow para férias em família
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
Muitas dicas excelentes!obrigada
Obrigada Diana pelo comentário.
Fico feliz em poder ajudar 🙂
Beijinhos,
Isa