
Já ouviu falar em Amarante? Visitar Amarante era algo que não passava pela nossa cabeça nas últimas férias. Aliás, sequer conhecíamos a cidade. Mas ganhamos uma diária no luxuoso Casa da Calçada, um hotel membro da Associação Relais & Châteaux e não podíamos fazer essa desfeita né?rs
A primeira impressão que tive quando lá cheguei é que o turismo religioso seguido do turismo esportivo com o bem falado Golfe de Amarante são o os pilares que movimentam o fluxo de turistas da região.

Sem contar que o restaurante do Hotel Casa da Calçada, o Largo do Paço, é premiado com 1 estrela Michelin e realiza esporadicamente eventos gastronômicos, o que também atrai visitantes.
Mas mesmo pequena, Amarante está pronta para receber turistas, assim como quase todas as cidades portuguesas.
Você não precisa de muito mais que uma noite para explorar a cidade, mas isso não quer dizer que não deva incluí-la em seu roteiro caso a região do Douro e Trás-os-montes esteja nele.
Como chegar em Amarante
Percorremos Portugal de carro. Alugamos com a RentCars, um buscador de locadoras de veículos, pagamos parcelado no cartão de crédito em reais, sem IOF e sem variação cambial.
Mas há também a opção de ir de ônibus a partir do Porto. A empresa Santos faz a linha Porto – Amarante por 7,9 EUR* preço de 2017.

Um dia em Amarante
Partindo do princípio que você estará no Casa da Calçada (vai por mim, além de excepcional o hotel é muito bem localizado), o primeiro passo é seguir até o Centro de Informação Turística no Largo Conselheiro Antônio Cândido e se munir de mapa e informações relevantes da cidade (não sei vocês, mas adoro começar meu tour assim).
Na volta passe novamente pela Rua 31 de Janeiro e repare que ao lado esquerdo de quem vai em direção ao Rio Tâmega estão placas indicando o nível do Rio nas últimas cheias. É impressionante!

Atravesse a Ponte de São Gonçalo que corta o Rio Tâmega e você estará logo no largo principal da cidade de frente para a Igreja de São Gonçalo. Diz a lenda que São Gonçalo é o Santo casamenteiro das mulheres mais velhas e a mulher que tocar seu túmulo terá casamento garantido em no máximo um ano! Lenda ou não, era comum o entra e sai de senhoras desacompanhadas…

No alto de um caminho de pedra está a Igreja de São Domingos (Nosso Senhor dos Aflitos) e o Museu de Arte Sacra.
Ainda no largo há um café com esplanada e vista para o Rio e as Igrejas. Uma boa pedida sentar por ali e admirar por alguns minutos as construções históricas e a paisagem.
No almoço, indico o Largo do Paço, restaurante 1 estrela Michelin, que oferece um menu mais em conta neste horário. Sugiro fazer reserva no site.

A tarde, visite o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e após a visita desça às margens do Rio Tâmega e caminhe junto a ele.
Não vá embora de Amarante sem antes provar seus doces conventuais na Doçaria da Ponte.

Leia Também
+ Roteiro de 3 dias no Porto
+ O que fazer em Guimarães
+ Portugal de Norte a Sul: Dicas não turísticas para fugir do óbvio
+ Passeio Econômico de Comboio pelo Douro