O Sítio Burle Marx é daqueles lugares que eu sempre passava em frente mas nunca sabia ao certo o que era. Mas recentemente tirei todas as minhas dúvidas quando agendei uma visita guiada para conhecer o local.
O Sítio foi a residência de Roberto Burle Marx, um dos mais importantes paisagistas e urbanistas do século 20, entre os anos de 1973 à 1994. O local abriga mais de 3,5 mil espécies de plantas tropicais e subtropicais trazidas de diversos lugares do Brasil e do mundo, pelo próprio Burle Marx para a sua coleção. Para vocês terem uma ideia, ele começou sua coleção aos 7 anos!!
O passeio é agendado com guias em português e em inglês em dois horários: às 9:30h e 13:30h. Ao iniciar o tour, há uma pequena apresentação da vida do Burle Marx e da história do Sítio.
Além de conhecer todo o acervo botânico (pra quem gosta do assunto o passeio é mais interessante ainda), também somos guiados até a Casa-Museu do paisagista que possui obras de artes trazidas de diversos lugares, além de peças de demolição e obras próprias como quadros e toalhas de mesa que ele mesmo pintava.
O curioso dessa visita é ver que preservaram todos os detalhes de como Burle Marx deixou a casa ao falecer em 4 de Junho de 1994. Os óculos e calçados continuam próximos a sua cama.
Além da Casa, há também uma capela onde podem ser realizados casamentos e batizados, além de um pequeno salão anexo para a recepção de convidados.
Para quem gostou, pode aproveitar a ida até Guaratiba para almoçar em um dos maravilhosos restaurantes do lugar. Já falei aqui no blog sobre o Bira de Guaratiba.
Bjs.
Sítio Burle Marx
Aberto de terça a sábado, exceto feriados.
Valor: R$ 10,00
Telefone: (21) 2410-1412
Estrada Roberto Burle Marx, 2019. Barra da Guaratiba – Rio de Janeiro – RJ