Está se organizando para morar fora mas não sabe por onde começar a consulta para alugar casa em Portugal? Passamos por isso recentemente. E depois de dois meses de procura enfim conseguimos um apartamento para chamar de lar no velho continente.
Portugal é um dos países com custo de aluguel mais baixo da Europa, mas uma dica que te dou é: nunca, nunquinha compare euro com real.
Você pode se deparar com uma casa linda, fazer as contas em real e achar que está muito em conta se comparado ao Brasil, mas a verdade é: cada país, cada sentença. Isso porque embora o custo de vida seja barato, o valor dos salários também é mais baixo se comparado ao resto da Europa. Então, é esta a equação que você precisa fazer para saber se uma renda está dentro das tuas possibilidades.
O que você precisa saber antes de alugar casa em Portugal
Há aqui algumas palavrinhas e denominações que você precisa saber antes de começar a sua busca.
Renda – Valor do aluguel
Arrendamento – O ato de alugar em si
Senhorio – O dono da residência
T1, T2, T3… – A quantidade de quartos
T1+1… – Quanto existe quarto sem janela, também chamado de quarto de empregada no Brasil
Kitchnet – Cozinha americana
Rés de chão – Apartamento localizado no andar térreo
Além disso, aqui é muito comum o aluguel de casas já com cozinha equipada ou mobiliada. No nosso caso, o nosso apartamento já vem com forno, placa, exaustor, esquentador e máquina de lavar. Um adianto né?
Para os que buscam estudar no país, há ainda a facilidade de achar apartamentos pensados em estudantes e que são totalmente equipados e decorados.
Ganhe € 35 de desconto no aluguel de um apartamento pelo Airbnb! Registre-se agora.
O que é exigido para alugar casa em Portugal
Em muitos contratos de arrendamento é solicitado um fiador, para garantir que pagará a renda além de dois meses de adiantamento de aluguel previstos em lei. Sendo que a primeira renda será para o primeiro mês que entrar na residência e a segunda para o fim do contrato, podendo ser devolvida ou dando direito ao último mês de aluguel.
Caso não tenha fiador, poderá ser negociado junto ao senhorio ou imobiliária uma melhor forma de garantir o cumprimento do contrato. Com o número cada vez maior de estrangeiros residindo em Portugal, muitas imobiliárias facilitam as burocracias.
Além dos documentos como documento de identidade, contrato de trabalho, últimos recibos de vencimentos (contracheque) é solicitado também o Número de identificação fiscal (NIF) que é o CPF daqui de Portugal e pode ser obtido diretamente nas Finanças.
+ Como solicitar autorização de residência em Portugal
Contrato, prazo de aluguel, lei do inquilinato
Segundo a nova lei de arrendamento, os contratos de aluguel não tem mais o mínimo de 5 anos, podendo ser negociado entre as partes o prazo que melhor agradar.
Quando as partes envolvidas não estipularem um prazo em contrato, valerá como regra a duração de dois anos com renovação automática.
Todos os encargos referente a seguro, impostos e condomínios são de responsabilidade do senhorio, isto é, se no contrato está estipulado que sua renda será de € 500, você pagará apenas este valor e ponto. Diferente do Brasil onde o valor é aluguel + IPTU + condomínio + seguro de incêndio e por aí vai…
Onde procurar casa para alugar em Portugal
Os sites mais recomendados de busca de moradia em Portugal são:
Além destes, há imobiliárias que atendem em todo país e algumas bem solícitas a ajudar brasileiros:
Este post faz parte de uma série de posts sobre a mudança de país e a vida em Portugal. Para receber notificações de novos posts cadastre-se na nossa newsletter preenchendo seu e-mail no campo direito do blog. Quer acompanhar a vida em Portugal? Segue o nosso Instagram @viajapedia e veja em tempo real por onde andamos.
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
Adorei as informações, Isa! E já favoritei o post pra daqui a alguns anos olhar de novo, se Deus quiser! Hahah…
Ah, e parabéns pelo blog novo. O Viajapedia ficou lindo e tenho certeza que vai ser ainda mais sucesso!!!
Oi Mari 🙂
Obrigada!! Ah, vou adorar ter você novamente como vizinha.
Isabela,
Achei este post fantástico e muito relevante para quem está a pensar fazer a mala e adotar este nosso querido país 🙂
Espero que estejas a gostar de viver no velho continente! Eu sou de Cascais. Quando vieres para sul diz! Eu e a Susana teremos todo o prazer em te receber nesta vila de Reis e Pescadores.
Beijinhos
Rosarinho
Obrigada pelo teu comentário, Rosarinho!
Estou adorando estar aqui 🙂 Tenho muita vontade de retornar a Caiscais, fazem uns anos que não vou ao Sul.
Será ótimo poder papear e conhecer vocês. Digo o mesmo para quando vierem ao Norte.
beijos 🙂
Isa
Isa,
é só combinar connosco!
Cascais cresceu muito nos últimos anos… está mais charmosa! Vais adorar
Beijos 🙂
Pensando em ir embora do Brasil quem mim aconselha
Oí Isabel! Os teus posts sao de muita ajuda pra a gente! Eu tenho uma duvida com o certidao de casamento. Se eu casei an Argentina, tenho cidadania italiana e for registrado o casamento/uniao civil no consulado italiano, como posso presentar uma certificacao emitida pelas autoridades italianas no CEF? Eu li que o CEF nao estao aceitando certidao de casamento emitido por autoridades de países que nao sao parte da comunidade europeia, mismo se eles foram avalados pela aia no país de origen. E Isso assi mesmo?
Muito obrigada!
Juana, Obg pelo comentário
Desconheço tal informação de que o SEF não aceita outras certidões. Nunca ouvi a respeito.
Se você transcreveu sem casamento na argentina, para a Itália, penso que pode levar este documento de registro do casamento na Itália.
Abraços,
Isabela
Olá Isa, gostei muito das suas dicas…estou até pesquisando pelos sites aqui posto. Eu consigo alugar uma casa ou apartamento próximo ao aeroporto não muito caro? Consigo algo em torno de 350 euros?
Olá, Karina. Obrigada pelo comentário.
Por esse valor penso que apenas quarto. Mas vale a pena conferir nos sites listados no post.
Abraços,
Isabela
Bom dia Isabela, li todas as suas dicas hoje dia 17/09/18 e achei muito interessante na questão de arrendamento de imóvel no Porto, mais só tenho uma observação, nem todos os anúncios do site Idealista e confiável detectei dos anúncios diferentes de golpistas querendo arrendar imoveis que não eram seus, Quando pedi para fazer uma visita antes de fechar o negocio não me retornaram mais e pediram para eu me comunicar em Inglês ou espanhol. Fica a dica.
Obrigada pelo aviso Telma.
De fato sites como Idealista e OLX são propícios a este tipo de anúncio, ainda mais com a alta procura por apartamentos.
Tem que ficar atento a este detalhes.
BOm dia. Acabei de ler alguns posts de seu blog e achei muito interessante. Porem vi que eh de 2017, esses dados que colocou a respeito de aluguel e etc ainda sao atuais, ou muita coisa mudou nesse 1 ano?
Olá, Sergio
Penso que em 1 ano nada tenha mudado muito, a não ser a falta de apartamentos e os valores cada vez mais altos.
Abraços
Olá,
O contrato deve ser registrado nas Finanças, obrigatoriamente? Deve ser registrado em cartório?
Sim, deverá ser registrado nas finanças.