Quem está com viagem marcada para o Porto se depara com a possibilidade de conhecer outros destinos a partir de lá.
Tudo bem perto e de fácil acesso, seja pelas ótimas auto estradas portuguesas ou pela excelente malha ferroviária. Pensando nisso selecionamos 3 destinos bate e volta a partir do Porto para combinar com seu roteiro.
Terceira maior cidade de Portugal, Braga é pertencente a região do Minho. Uma cidade que respira juventude! Foi Capital Europeia da Juventude em 2012 (estive lá!) e é sede de uma das maiores universidades portuguesas: a Universidade do Minho.
Braga é muito popular por dois eventos: a Semana Santa e a Noite Branca, um evento com 48h de música, arte e cultura que ocorre em Setembro (leia mais aqui).
Rua do SoutoCasa das Bananas
No Natal, Braga tem a tradição do Bananeiro na Casa das Bananas. Um bar (do tipo pé sujo) que criou o costume de vender banana e moscatel na noite do dia 24 de dezembro. O evento se tornou tão famoso que as ruas próximas ao bar ficam lotadas de pessoas. A minha dica é: leve sua banana e sua garrafa de moscatel e reuna os amigos para beber na rua, pois é quase impossível adentrar no bar nesta altura.
O centro histórico de Braga é charmoso e facilmente percorrido à pé em um dia. Sugiro que tenha como ponto de partida a Avenida da Liberdade, onde está localizada a Loja Interativa de Turismo. Ali você poderá pegar o mapa e começar o tour pelo centro histórico.
Coloque na lista um copo de vinho no Mercado da Saudade com vista para a Catedral da Sé, um jantar no Bira dos Namorados e um sorvete na Spirito Cupcake.
Reserve aquisua hospedagem em Braga com opção de cancelamento gratuito.
Catedral da Sé de Braga
Como chegar em Braga
Ônibus
Do aeroporto do Porto há ônibus direto para Braga (https://getbus.eu) todos os dias com duração de 50 min por 8 euros ida ou 14 euros ida de volta.
Trem
A melhor relação custo x benefício é com o comboio Urbano – Linha Braga. Com saídas das estações de São Bento e Campanha no Porto, custa 3,10 euros e leva em torno de 1:10h.
Há também o comboio Alfa Pendular com apenas três paradas que sai da estação Campanha, também no Porto, e custa 14,20 euros e tem duração de 55 min. Consulte valores e horários no site da CP Comboios de Portugal (https://www.cp.pt).
Carro
Siga pela A3/E1 até a Saída Braga Centro. *Este trajeto possui pedágios.
Berço de Portugal. Foi em Guimarães que Portugal “nasceu”, ou melhor, onde nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal independente.
Eleita Patrimônio Histórico e Cultural pela UNESCO, Guimarães também foi Capital Europeia da Cultura em 2012 (e eu também estive lá!).
Largo do Toural
Seu centro histórico é belíssimo e esbanja cultura. Em suas ruas há cafés, lojas e restaurantes que agradam os olhos.
Não deixe de visitar o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança, além de percorrer os bares do Largo da Oliveira.
Não Perca! Acontece em Guimarães todo ano no mês de Junho a Feira Afonsina, uma feira medieval que toma conta do centro histórico e trás comida, danças típicas, artesanato local e peças de teatro ao ar livre.
Centro histórico de Guimarães
Se você é fã da cozinha vegetariana, reserve um almoço no Cor de Tangerina. Em dias ensolarados, prefira uma das mesas do jardim e garanta um almoço/jantar agradável para toda a família.
Reserve aquisua hospedagem em Guimarães com opção de cancelamento gratuito.
Como chegar em Guimarães
Ônibus
Do aeroporto do Porto há ônibus direto para Guimarães (https://getbus.eu) todos os dias com duração de 50 min por 8 euros ida ou 14 euros ida de volta.
Trem
Assim como Braga, a melhor relação custo x benefício é com o comboio Urbano – Linha Guimarães. Com saídas das estações de São Bento e Campanha no Porto, custa 3,10 euros e leva em torno de 1:10h. Consulte valores e horários no site da CP – Comboios de Portugal (https://www.cp.pt).
Carro
Siga pela A3 e A7 até a saída Fafe/Felgueiras/V. Real e continue pela N105. *Este trajeto possui pedágios
A Veneza Portuguesa! Aveiro encanta com seus moliceiros que carregam turistas pela Ria.
Para os fãs dos doces portugueses, é em Aveiro que os ovos moles tem sua casa. Se você não conhece, não deixe de prová-los!
Ria de Aveiro
Para conhecer a cidade, assim como em Veneza, faça um passeio de moliceiro percorrendo o canal. Reserve também alguns minutos para conhecer o Museu de Aveiro e a Oficina do Doce.
Se estiver de carro, estique o passeio até a praia de Costa Nova para apreciar as casinhas coloridas pela orla.
Costa Nova
Tem mais tempo em Aveiro? Em 2017 iniciou o novo Comboio Histórico da linha do Vouga que circula aos sábados de julho a setembro com saídas de Aveiro, destinado a Macinhata do Vouga e visita ao centro histórico de Agueda. Saiba mais sobre o passeio aqui.
Reserve aquisua hospedagem em Aveiro com opção de cancelamento gratuito.
Como chegar em Aveiro
Ônibus
Não encontrei ônibus expressos que fazem o trajeto Porto – Aveiro. Mas no site http://www.rede-expressos.pt/ há indicação de ônibus com paragens em Albergaria Velha e de lá novos ônibus para Aveiro.
Trem
O comboio Urbano – Linha Aveiro tem saídas das estações de São Bento e Campanha no Porto, custa 3,40 euros e leva em torno de 1:20h. Consulte valores e horários no site da CP – Comboios de Portugal (https://www.cp.pt).
Carro
O melhor trajeto é pela A1 e A25 até a N235 no Distrito de Aveiro. *Este trajeto possui pedágios.