O que fazer em Baiona Galícia
Curiosamente, eu, como boa carioca, que ama praia, tenho algumas experiências com praias em Portugal e no Norte da Espanha, mas, pelo que sei, as praias do atlântico aqui deste lado, são bem mais frias do que o que eu estava habituada (morava no Rio de Janeiro).
Quando enfim consigo ir às praias aqui em Portugal ou a água está congelante de doer os ossos, ou o vento está absurdo de nem conseguir chegar perto da água ou então o nevoeiro toma conta e fica aquele céu cinza.
Não sei se é do conhecimento de todos, mas quanto mais para Norte, mais ventosa é a praia, e maior a probabilidade de o tempo estar para além de ventoso encoberto. É triste, mas é a mais pura verdade. E nós, que vivemos em Braga, sentimos isso na pele, literalmente. rs Não foi nem uma, nem duas vezes que saímos do nosso “interior” com Sol e calor de rachar para apanhar vento e tempo nublado no litoral.
Mas, contrariando tudo o que disse acima, visitamos a Praia de Samil, na Galiza, província de Vigo. E este post é para contar a nossa experiência em uma praia no Norte da Espanha, fronteira com Portugal.
Com uma extensão de mais de 1 km, areia branca e mar pouco agitado, a Praia de Samil é o refúgio ideal para famílias com crianças pequenas. É sem dúvida a mais famosa de Vigo e também a maior.
O que logo nos atraiu quando chegamos, foi o vasto calçadão que contorna toda a orla. Ideal para caminhadas, deixar as crianças correrem e andarem de bicicleta.
No decorrer deste calçadão há três piscinas públicas, e pelo menos em duas delas, pude observar que a entrada era permitida apenas às crianças. Além das piscinas, ao visitar Praia de Samil também terão à disposição duches e torneiras para lavar os pés, banheiros, quadra de basquetebol, área verde com muitas mesas para piqueniques, estacionamento gratuito e um Mc Donalds, do outro lado da rua. É ou não é a praia perfeita para famílias?
Esse é um tema polêmico quando o assunto é praia por estas bandas. Toda gente quer saber se a água é quente. Então, sinto muito te decepcionar e dizer isso, a água é fria. Não tem água quente nestas bandas…
Mas, na minha experiência e no meu ponto de vista, a água nas rias da Galiza são menos frias do que as que temos aqui no Norte de Portugal e isso é decorrente justamente das rias e disposição geográfica que estão as praias, mais abrigadas e não tão expostas ao alto mar.
No entanto, recomendo visitar o site Tábuas de Marés para consultar a temperatura da água e assim tirar suas próprias conclusões.
A melhor forma de chegar até lá é de carro. De Braga, pela auto estrada são 107km que podem ser feitos em pouco mais de 1h. Do Porto, acrescente mais 40km ao total.
Nós decidimos nossa viagem de uma hora para a outra, literalmente. E em virtude disso, tivemos pouca escolha na hora de decidir onde iríamos dormir. Por este motivo ficamos em um hotelzinho bem simples, mas de frente para a praia. E, quando falamos em hotéis na Espanha, bem simples, é beeem simples mesmo.
Na verdade, diferentemente do preço x qualidade que encontramos com os hotéis de Portugal, em Portugal costumamos dizer que um hotel 3 estrelas equivale à um 2 estrelas na Espanha, ou seja, a qualidade é sempre um pouco inferior e notamos muito no café da manhã.
Mas deixo aqui o nome e o link do hotel para que vocês possam ver e pesquisar, ficamos em um quarto anexo próximo ao jardim e não tivemos qualquer problema com ruídos ou barulhos.
Veja aqui o hotel: Hotel Playa de Vigo
No entanto, desde que esse artigo foi publicado, já retornamos à esta região diversas vezes e fizemos dela o nosso “Algarve” (um trocadilho pois aqui o mais comum são as famílias passarem férias de verão por lá). E também indico o Attica21 Vigo, um hotel de frente para o mar com piscina e toda a comodidade que é preciso para curtir uns dias sem preocupação.
Para tornar a experiência ainda mais completa, deixo aqui algumas sugestões de locais à conhecer quando visitar Praia do Samil. Além de passar pelo centro de Vigo.
http://www.fundacionsales.org/
http://museodomar.xunta.gal/gl
+ Corunha com crianças: roteiro de 3 dias
+ Visitar a Galícia no Verão: Sanxenxo
+ Roteiro Rias Baixas: Rías de Pontevedra
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…
Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…
Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…
Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…
Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…
Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…
This website uses cookies.
Veja os comentários