Quem nos acompanha no Instagram sabe o quanto gostamos de visitar a Galícia. Seja no verão ou no inverno, o destino é sempre o nosso favorito para viagens curtas, muito pela distância entre Braga e a fronteira Portugal-Espanha.
No ano de 2021, devido às restrições impostas pelos países em virtude da pandemia, optamos por explorar as Rias Baixas. Este post é sobre o nosso roteiro para visitar a Galícia no Verão, e não apenas.
Antes de mais, Galícia é o nome oficial da região, mas em português é traduzido para Galiza. Sendo que nós, brasileiros, utilizamos Galícia ao invés de Galiza, enquanto nossos amigos portugueses usam este último para designar a região noroeste do território espanhol.
O tempo nesta região não costuma ser muito quente, devido a influência marítima seu clima é suave e húmido. No verão ronda os 20º – 25º C. O que não é uma temperatura muito elevada para quem está habituado ao Algarve, por exemplo.
Mas isso não impede de aproveitar a praia. Aprendi por experiência própria que 21ºC com Sol faz calor e bronzeia.
A minha dica é sempre ter um casaco de moletom mais quentinho para a noite, ou um daqueles tipo Uniqlo, pois as temperaturas caem e o vento começa a ser desagradável.
Quem vai de Portugal até Espanha não passa por controle fronteiriço, a pista é livre e se estiver na autoestrada perceberá que mudou de país pela placa da União Europeia informando. Assim como em Portugal, as estradas em Espanha são muito boas e bem sinalizadas.
No que me recordo são dois pedágios até Sanxenxo. Um de Tui até Vigo, e outro de Vigo até Pontevedra. Que segundo valores do guia Michelin, eram de €2,80 e €4 respectivamente.
Mas como o Via Verde, dispositivo que temos no carro para pagamento automático das portagens/pedágios, também funciona em Espanha, seguimos sempre pela via expressa sem precisar fazer pagamento no local. Portanto se você morar em Portugal e fizer uso da Via Verde, também poderá seguir pela via rápida.
Na primeira vez que fomos à Sanxenxo ficamos hospedados em O Grove, um pouco mais distante. Mas da segunda vez escolhemos um apartamento em uma rua bem localizada, o Apartamentos Trisquel. Gostei muito, pois era um apartamento pequeno mas equipado com cozinha, havia varanda, piscina e café da manhã incluído.
Segundo o site de turismo espanhol, Sanxenxo é uma das capitais do turismo Galego, ainda mais no verão. Badalada e calma ao mesmo tempo, tem para todos os gostos.
Honestamente o que nos atrai é a praia tranquila de Silgar e com pouco vento devido a baía que é formada entre construções e edifícios. Além disso, as opções de acessibilidade e infraestrutura de restaurantes, comércio e supermercados também é um ponto a favor, já que é possível deixar as cadeiras na areia e atravessar a rua para almoçar e logo depois retornar.
Uma curiosidade por estas bandas é que há alguns anos atrás, antes das construções das auto estradas em Portugal e o boom do Algarve, Sanxenxo era destino certo de muitas famílias portuguesas que viviam no Norte. É quase que certo conhecer portugueses que frequentavam a região quando mais novos.
Mas basicamente Sanxenxo para mim se resume em curtir o dia na Praia de Silgar, caminhar na marina, ver as lojinhas da Praça dos Barcos, ver os peixes e gaivota na Praia dos Barcos e comer, claro.
Alguns dos restaurantes que comemos por lá: Salgadoiro, Casa Román, a deliciosa Arte Sano, uma padaria que fazia ótimas empanadas e os gelados da Bico de Xeado, bem conhecida por nós nas nossas peripécias galegas.
Para as meninas que não dispensam umas comprinhas, deixo a dica da loja Muñeca de Trapo que além de muito bonita também vende roupas lindas.
Leia também:
+ 15 Glampings e Cabanas no Norte de Portugal e Galícia
+ Roteiro Rias Baixas: Rías de Pontevedra
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…
Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…
Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…
Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…
Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…
Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…
This website uses cookies.
Veja os comentários