Há quem subestime a Galiza, no Norte de Espanha, mas eu continuo me surpreendendo com os encantos de uma região repleta de natureza e uma rusticidade já não mais encontrada em muitos locais do mundo.
Pela proximidade de Braga, onde vivo, estou sempre por lá percorrendo novos caminhos, descobrindo novas paisagens, me apaixonando pela gente e me deliciando com a gastronomia. Porque sim, na Galiza come-se os melhores mariscos de sempre e o melhor polvo. Afinal, o polvo a galega, é de onde mesmo?
E foi assim, em mais uma daquelas andanças rápidas, que fui ver com meus próprios olhos o que já havia visto em fotos do Instagram: os desfiladeiros do Rio Sil e a Ribeira Sacra.
A região da Ribeira Sacra surge no encontro entre os rios Minho e Sil, abrangendo assim duas províncias: Ourense e Lugo.
Uma localidade que durante séculos serviu de abrigo de religiosos em seus muitos mosteiros e produção de vinho de castas históricas.
Foi aqui que nasceu o vinho Amandi, apreciado pelos romanos, e que mais tarde começou a ser produzido pelos frades beneditinos para ser servido aos papas.
Optamos por conhecer Parada de Sil, por ser onde se localizam os melhores mirantes para admirar os desfiladeiros do Rio Sil, e por ser relativamente próximo de algumas vinícolas da Ribeira Sacra. Afinal de contas, eu não perderia a oportunidade de provar os vinhos, estando tão perto.
O centrinho de Parada de Sil é bem minúsculo, digno de cidade pequena, com pouquíssimas opções para comer. Mas ali é o ponto de partida de quem procura e deseja mais informações da região, já que existe uma oficina de turismo no Campo da feira.
Nesta passagem rápida pelos desfiladeiros do Sil e da Ribeira Sacra, optei por visitar o imponente mirante de Balcóns de Madrid, que pode ser acessado através de uma pequena caminhada do local do estacionamento.
Neste mirante de 500 metros de altura, é possível admirar grande parte do desfiladeiro, o caminho do rio e as pequenas vinícolas, na outra margem do rio.
Uma paisagem crua, de uma natureza quase virgem e pouco explorada pelo homem.
Outro ponto a ser apreciado é o Mosteiro de Santa Cristina. De estilo Românico e data de fundação desconhecida, os primeiros registros apontam que o mosteiro existia desde o século IX. O mosteiro que por anos ficou inabitado, foi restaurado e tem o custo de 1€ para a visita.
Por ser um local mais afastado, não tem muita gente visitando o mosteiro e por este motivo fiquei cheia de medo de entrar sozinha, já que o marido ficou no carro! Acabei por observar apenas os arredores do mosteiro.
Então, se você tiver medo de visitar construções vazias, leve um acompanhante haha
O mirante mais emblemático e instagramável desta visita é “As Xariñas de Castro“, ou Mirador de Castro. Fica dentro de uma propriedade privada, o Camping Cañón do Sil, mas o acesso é aberto ao público e gratuito.
Em todo o concelho existem ainda outros mirantes, como poderá ver no mapa abaixo:
Para fechar o passeio com chave de ouro, uma parada obrigatória é a visita à Bodega Ronsel do Sil. Maria José, arquiteta, enóloga e proprietária, é quem nos guia por um passeio intimista pelo interior da bodega e faz a degustação. Conta com brilho nos olhos e paixão nas palavras todo o processo de produção, a característica da D.O. Ribeira Sacra e o sentimento que nutre pelas suas vinhas. São 5€ para a visita e degustação, por sinal muito bem aproveitados.
Se fazer apenas um bate e volta não é suficiente para você (nem foi pra mim, confesso…), experimente curtir um roteiro com mais calma e tranquilidade e durma uma noite por lá.
A minha primeiríssima opção é sem dúvida alguma o Parador de Santo Estevo. Primeiro por ser um hotel da rede Paradores de Espanha, só por aí já sei que a qualidade é superior a todos os outros. Mas segundo e talvez o melhor motivo, é a honra de poder dormir em um edifício histórico, onde um dia foi um mosteiro.
Se o Parador não estiver dentro do seu orçamento, assim como em Portugal, pela Espanha também vemos muitas opções de alojamentos rurais, em casarios familiares e com diárias mais baixas.
Uma opção muito interessante que conheci por lá foi o Camping Cañon do Sil, pois além de camping, dispõe de bungalows bem equipados para receber famílias. Achei uma graça.
+ O que fazer em um dia em Ourense
+ Allariz, natureza e Outlet na Galícia
+ Roteiro de 3 dias na Corunha com crianças
+ Roteiro rural de 4 dias pelo Norte de Portugal
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…
Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…
Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…
Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…
Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…
Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…
This website uses cookies.
Veja os comentários
Excelente sugestão aqui tão pertinho... e eu nunca fui (e moro no Porto)!!! Obrigado pela partilha e continuação de boas descobertas.
Olá Filipe, De fato é mesmo perto. A vista é muito bonita.
Lembra o Douro mas numa perspectiva menos turística e mais rústica.
Abraços