Barcelos é uma cidade minhota, pertencente ao distrito de Braga, Norte de Portugal. Conhecida como a cidade do Galo, foi em Barcelos que surgiu a lenda do famoso galo que estampa desde camisetas à panos de prato e ainda é um dos principais símbolos deste país.
Segundo a lenda, um peregrino que estava de passagem pela cidade rumo à Santiago de Compostela foi acusado equivocadamente por roubo e condenado à forca. Indignado, o peregrino disse ao juiz que se que se ele estivesse falando a verdade e fosse inocente, ao jantar o galo assado na mesa iria se levantar e cantar. Dito e feito. Quando o juiz estava prestes a comer seu jantar, o galo, que já estava assado no prato, se levantou e cantou. E o juiz mais que depressa ordenou que o peregrino fosse liberto.
Sendo facilmente visitada em um bate-e-volta à partir de Braga, neste post faço um roteiro sobre o que fazer em um dia em Barcelos.
Barcelos está há cerca de 22km de distância de Braga pela estrada nacional A11. Do Porto são 60km pela A28 e de Lisboa 376km pela A1.
De ônibus, as empresas que fazem o trajeto são a Transdev e a Arriva
De trem há a possibilidade de pegar o trem IR – InterRegional que liga a estação Porto-Campanhã até Valença, descendo na estação de Barcelos ou a Linha de Braga até a estação de Nine e de lá um trem sentido Viana do Castelo, onde passa pela estação de Barcelos.
O centro histórico de Barcelos é relativamente pequeno. Aproveitamos um dia entre às 11h e às 17h para passear por lá e foi tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos.
O passeio começa pela Avenida da Liberdade até o Largo da Porta Nova onde está a Igreja do Bom Jesus da Cruz, o belíssimo Jardim das Barrocas e a Torre Medieval.
A entrada na Torre Medieval é gratuita, no andar térreo existem artesanatos locais com bom preço e do primeiro ao terceiro andar estão expostos artesanatos de artesãos locais relacionados ao Galo e a cultura da cidade. No terceiro andar há um lance de escadas que leva até o terraço da torre onde poderá avistar toda a região do centro histórico do alto.
A Rua Antônio Barroso é a principal artéria do centro, onde estão reunidas as principais lojas do comércio. Mas antes de começar a descer por ela, sugiro que passe antes pelo posto de turismo localizado nos fundos da Torre de Menagem para ter o mapa da cidade nas mãos.
Com posse do mapa, agora sim, desça a R. Antônio Barroso e tenha atenção em três lojas: Avianense, com chocolates temáticos das principais cidades portuguesas que são excelente opção de lembrança; Na Direita, um café/gelateria com o melhor gelado de limão (siciliano) e manjericão que já comi na vida e a a Casa das Natas com o famoso pastel de nata (pastel de Belém, é marca e é só em Belém ok?, o nome do doce é pastel de nata).
Ainda descendo, irá passar pelo Largo Dr. Martins Lima, com o Teatro Gil Vicente e a Igreja de São Francisco. Mas para mim o que tem mais graça, é o Largo do Apoio com casarões de época abandonados, e um pequeno café chamado Historial Café, onde no verão sua esplanada fica repleta de peregrinos que passam por ali rumo à Santiago de Compostela.
Mas se a ideia for almoçar, todas as sugestões que tive foi para ir ao Casa dos Arcos, que infelizmente fecha às terças-feiras.
O ápice histórico de Barcelos fica localizado nas proximidades do Rio Cávado, onde é possível admirar a Casa dos Pinheiros, o Cruzeiro do Senhor do Galo, a Igreja Matriz de Barcelos, as ruínas do Paço dos Condes de Barcelos, a Igreja de Santa Maria Maior e a Ponte Medieval que liga Barcelos até Barcelinhos.
No caminho de volta ao centro não deixe de visitar o Museu de Olaria e a outra estátua, maior que a primeira, do Galo de Barcelos.
Barcelos pode ser visitada todo o ano. Mas por razões mais que óbvias, entre os meses de Primavera e Verão, as ruas tem mais charme e as flores enfeitam e encantam a paisagem.
Nos meses de Abril e Maio ocorre a Festa das Cruzes, tradicional festa minhota e uma das mais importantes romarias da região, um marco no calendário anual da cidade.
Em todas as quintas-feiras ocorre a tradicional Feira de Barcelos com artesanato de toda a região. Se puder visitar a cidade neste dia, tenho certeza que não irá se arrepender.
+ 10 lugares para conhecer e visitar em Braga
+ O que fazer em Guimarães, Portugal
+ Glamping em Portugal: nossa experiência no Gerês
+ Roteiro de 3 dias no Porto em Portugal
+ 3 destinos bate e volta a partir do Porto
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…
Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…
Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…
Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…
Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…
Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…
This website uses cookies.
Veja os comentários
Para completar a sua sugestão "O que visitar". Sugiro também uma casa de referência em Barcelos é a 👉Pastelaria Feliz bem no centro de Barcelos ( Praça Pontevedra) junto ao Mercado Municipal. Os pastéis de carne, as Brisas do Cávado,{uma receita centenária, doce alusivo aos barcos do Rio Cávado do século passado} os forcados. São 3 especialidades que merecem destaque para quem visita Barcelos. Mas não só de doces e pequenos salgados se fala desta casa com história. Está Pastelaria tem uma ampla esplanada para pequenos almoços, lanches e almoços com opções saudáveis 🥗. Visitem é uma paragem obrigatória 😜
Olá, Catarina.
Muito obrigada pela sugestão. Tenho que voltar a Barcelos para provar :)
...e para completar ainda mais, Barcelos é uma cidade do Baixo Minho que não só dista 22 km de Braga, assim como 25 km de Viana do Castelo, 25 km de Póvoa do Varzim, 20 km de Famalicão, 12 km de Esposende, 26 km de Ponte de Lima e de 22 km de Vila Verde, estas as cidades confrontantes. De facto cerca de 50 km da cidade do Porto, 40 km do aeroporto de Sá Carneiro (cidade de Matosinhos), também 40 km do moderno cais de embarque do porto de Leixões e cerca de 360 km da sua Capital. Barcelos além da sua centralidade e no seu basto concelho possui pequenas outras centralidades com relativos motivos de interesse, como o Monte da Franqueira, o Convento de Vilar de Frades, o Convento da Areias de Vilar (Monumento Nacional), a Fervença, os banhos romanos de Galegos, a Igreja Torre de Abade do Neiva e de Manhente e muitos outros interesses, como casas senhoriais e património ambiental nas suas dezenas de freguesias. Da gastronomia enumerada falta a bicentenária Bagoeira, restaurante típico com o seu afamado Galo Assado no Forno e a pastelaria e restaurante Pérola da Avenida e os famosos Sonhos e Paralelos da Pastelaria Arantes rematando com os fofos doces brancos da Padaria Velha. Barcelos é acessível com o Intercidades (linha eléctrica dos caminhos de ferro), da auto-estrada A11 que liga a A3 e A28 para as direcções norte, sul, este e oeste .
Obrigada por tantas informações ricas e importantes.
Sugiro pra almoço o Restaurante Cariocão, comida caseira, barata é muito boa. Comemos o Bacalhau a moda da casa, excelente.