Portugal

O que fazer no Norte de Portugal e um roteiro rural de 4 dias

O que fazer no Norte de Portugal é uma pergunta que abrange respostas infinitas. A convite da Isa eu, Luciana, do blog Turistando com a Lu, fui conhecer essa região e pude desfrutar de um roteiro rural de 4 dias. Foi uma experiência apaixonante promovida pela Associação de Hotéis Rurais de Portugal e vou contar aqui, neste post, como foi esta experiência.

Sobre a região rural do Norte de Portugal

A região rural do Norte de Portugal é composta de 37 cidades históricas e conta com atrações bem diversificadas. Degustações de vinhos, visitas a castelos, mirantes de tirar o fôlego, montanhas, natureza, aventura e muito descanso.

Tenha certeza que irá respirar muito ar puro e se hospedar em hotéis que oferecem experiências únicas, comida caseira de altíssima qualidade e excelente localização. Vamos conhecer um pouquinho desse paraíso que foge aos roteiros triviais de viagem por Portugal?

Roteiro Rural Norte de Portugal

Roteiro

Vou falar detalhadamente sobre cada dia da viagem, como chegar, onde se hospedar e o que fazer. Abaixo é apenas uma visão geral desse roteiro rural pelo Norte de Portugal que abrange a área metropolitana do Porto, o Alto Minho, Alto Tâmega e Cávado e que foi promovido pela Associação Hotéis Rurais de Portugal.

  • Dia 1 – Porto
  • Dia 2 – Monção & Póvoa de Lanhoso
  • Dia 3 – Póvoa de Lanhoso & Montalegre
  • Dia 4 – Chaves

Dia 1 – Porto

Começamos a viagem por uma cidade de fácil acesso e que figura as tradicionais rotas turísticas por Portugal, o Porto. Passamos um dia delicioso e começamos com uma caminhada pelas ruas de Matosinhos, uma região praiana da cidade que proporciona um passeio bem agradável ao som do mar.

Para chegar em Matosinhos você pode usar o ônibus turístico Hop On & Hop Off que sai do centro da cidade. De volta ao Porto, almoçamos no Café Guarany que fica bem pertinho da Praça da Liberdade onde está o monumento a D. Pedro IV.

O Café Guarany tem um ambiente muito tranquilo e comida de altíssima qualidade. Provamos pratos tradicionais como o a salada estilo vinagrete de polvo, bolinhos fritos de bacalhau chamados pataniscas (diferente do bolinho de bacalhau). O prato principal foi um peixe fresco de Matosinhos e fechamos com uma sobremesa de pistaches divina.

Entrada no almoço do Café Guarany

Nossa próxima parada foi a Livraria Lello. Inaugurada em 1906, essa centenária loja de livros tem um ambiente com arquitetura charmosa e foi o local onde J.K. Rowling se inspirou para escrever Harry Potter. A Entrada custa 5 euros e você pode chegar até ela caminhando do Guarany.

Livraria Lello em Porto

Seguimos a pé até a Ribeira do Douro, o caminho é lindo. Passamos por ruazinhas estreitas com prédios típicos da região. Estar na Ribeira do Douro já é uma delícia, mas aproveitamos o fim de dia e embarcamos em um cruzeiro pelo rio. Que passeio belo amigos! O entardecer, as pontes, as casinhas da Ribeira vistas de longe, tudo perfeito.

Casas na Ribeira em Porto

Pra fechar o dia, seguimos para a cidade de Monção e demos início em nosso roteiro rural pelo Norte de Portugal. Nos hospedamos no Hotel Convento dos Capuchos que fica no coração da cidade e oferece tours guiados aos hóspedes.

Desfrutamos de um jantar com degustação de vinhos verdes locais no próprio hotel. Essa cidade é famosa pela produção da uva Alvarinho que produz os melhores vinhos verdes em termos de qualidade e sabor.

Para fazer esse roteiro em Porto recomendo comprar o combo de ingresso abaixo que inclui o ônibus turístico, o passeio de barco e também uma degustação de vinhos do Porto que pode facilmente ser encaixada antes do almoço. Link do passeio aqui.

Para chegar até Monção, partindo da cidade do Porto, recomendo alugar um carro. Na verdade, esse roteiro todo é particularmente lindo feito de carro, a passagem da janelinha vai te surpreender a cada curva.

Dia 2 – Monção

Acordamos com o cantar dos pássaros, uma vista rural de arrepiar e um café da manhã maravilhoso. Pães e doces caseiros, frutas frescas e um muitas outras coisas gostosas no Hotel Convento dos Capuchos.

Vou contar mais sobre o hotel em outro artigo, mas resumindo, é um hotel quatro estrelas que no passado (em 1746) foi sede do Convento de Santo Antônio, mais pra frente renomeado como Convento dos Capuchos. Os quartos e toda a estrutura do hotel são originais desta data, no restaurante há inclusive uma prensa de vinho usada na época.

Á área externa conta com uma piscina de fundo negro que vira um espelho incrível ao amanhecer.

Decoração do Museu do Alvarinho em Monção

Na cidade de Monção conhecemos o Museu Alvarinho que conta toda história sobre a produção das uvas e do vinho verde local. Para grupos maiores, é possível agendar uma degustação na cave do museu.

Caminhamos por pequenas ruas floridas, aprendemos sobre a história da cidade que construiu um forte para se proteger de invasões espanholas. Passamos por cima do Rio Minho, que faz divisa com a Espanha e fechamos o tour com uma visita ao Palácio da Brejoeira.

Palácio da Brejoeira

Um palácio em estilo neoclássico e produtor de uvas Alvarinho. Além de apreciar a arquitetura e os vinhedos, fizemos uma degustação dos vinhos produzidos por eles. A entrada custa 5 euros e 7,5 euros com a degustação de vinhos. 

As garrafas são vendidas na lojinha por 12 euros cada ou 10 euros comprando três. Veja aqui um pouco mais da história desse palácio de 1850 que entrou para lista de Patrimônio Nacional em 1910. 

Degustação de vinho verde

Seguimos viagem para a cidade de Póvoa de Lanhoso para almoçar no restaurante O Vitor. Eleito por Jorge Amado como seu restaurante predileto em Portugal e com o melhor bacalhau do mundo. É também um estabelecimento que está na lista dos melhores restaurantes tradicionais do país.

O ambiente é muito charmoso, acolhedor e a comida é sensacional. Jorge Amado sabia das coisas rs. As ruas ao redor também fazem a visita valer a pena, te fazem se sentir como em uma pequena vila medieval.

Bacalhau do Restaurante O Vitor

Passamos pelo Castelo de Lanhoso para mais uma vista de tirar o folego (essa viagem está cheia delas, preparem as câmeras e celulares). O castelo é cravado na maior rocha da região ibérica e foi palco disputas religiosas ao longo da história. 

Ainda em Póvoa de Lanhoso, visitamos a joalheria Casa la Filagrana que produz a famosa arte em forma de joia estilo Filagrana. É muito mais que uma joia, é um trabalho artesanal feito com muito cuidado e capricho.

 As peças são bem caras (e merecem, pois, o trabalho é realmente muito delicado) e ficaram extremamente famosas depois que Angelina Jolie fez aparições vestindo brincos de filagrana. A joalheira não fornece esse passeio por dentro, mas você pode visitar a loja e o museu da cidade que fica logo ao lado. A loja já te mostrará quão lindas e caprichosas são as peças.

Filigrana: jóia artesanal portuguesa

Fechamos o dia com um pôr do sol banhando a lua cheia que começava aparecer no Hotel Rural de Charme Maria da Fonte. Provamos um prato tradicional no hotel; o Arroz de Tamboril. Um ensopado de arroz com frutos do mar que estava muito saboroso, estilo uma caldeirada de peixes. Um estilo de comfort food português que vai extremamente bem com vinhos tintos

Dia 3 – Póvoa de Lanhoso & Montalegre

Neste dia acordamos com o cantar das galinhas e o mugir das vaquinhas, que ficam todas em uma área especial do hotel. Também falarei mais dele em outro artigo, mas pra resumir aqui; é um hotel rural que proporciona contato direto com a natureza e animais.

Crianças adoram o lugar pois podem chegar bem próximas dos animais. Além de ter diversão garantida na piscina o ano todo, há uma externa de frente para as montanhas e uma interna aquecida.

Nossa primeira atividade do dia foi curtir a natureza no Diver Lanhoso. Um parque de aventuras que fica dentro das montanhas. Você pode passear pelas ruas e curtir a paisagem, respirar ar puro e tomar um cafezinho.

Ou pode se aventurar com diversas atividades disponíveis para todas as idades. Fizemos uma trilha de Arborismo com 40 paradas e uma tirolesa de 350 metros de altura. Foi uma manhã renovadora e inspiradora, pra mim o percurso do arborismo foi inspiração pura!

Arborismo no Diver Lanhoso

A caminho de Montalegre fizemos uma pausa para almoçar e conhecer o belíssimo Hotel Rural Misarela. Um lugar ultra aconchegante e com uma vista fantástica para o rio Cávado. Eu poderia ficar dias ali, desfrutando de manhãs tranquilas e tardes renovadoras na piscina de borda infinita (e claro, uma taça de vinho).

A Isa já se hospedou no Misarela e contou um pouco mais dele aqui, nesse artigo. E mais pra frente eu também falarei em detalhes dele aqui no Viajapedia. 

Bom, depois de um excelente almoço, fizemos uma caminhada pela trilha que leva a Ponte Misarela. Uma paisagem deliciosa a longo de um caminho super fácil de ser percorrido. Por volta das 3 da tarde chegamos na cidade de Montalegre para uma grata surpresa. Fomos conhecer o Padre Fontes que impulsionou a lenda da Sexta-feira 13 na cidade.

O objetivo do padre ao impulsionar a lenda era expulsar todos os males da cidade e como ele nos contou, os pensamentos negativos. Ele é uma pessoa incrível, tem uma força que não cabe neste mundo. Uma inspiração!

Já escreveu dois livros, gerencia seu próprio hotel rural (Hotel Rural Senhora dos Remédios) onde ministra missas semanais em uma pequena capela. Ele ainda estuda medicina e é impulsionador do Congresso de Medicina Popular. Isso tudo com 80 anos e mal de Parkinson.

Depois de se emocionar com a história do padre Fontes, fomos conhecer o Castelo de Montalegre e o Museu Barroso que detalha a história da cidade e faz um trabalho com crianças carentes belíssimo.

A cidade de Montalegre entrou pra rota turística justamente pela famosa noite de “Dia das Bruxas” e a queimada, um licor feito a base de aguardente, limão, maçã e açúcar, preparado pelo Padre Fontes.
Todos os anos, durante as sextas feiras 13, acontece na cidade a maior festa de Dia das Bruxas do país. A Isa já teve o prazer de participar desse evento e conta como foi no link abaixo.

Fechamos o dia com um banho de jacuzzi sensacional no Casas Novas Countryside Hotel & Spa na cidade de Chaves. Seguido de um jantar regado a degustação de vinhos maduros produzidos na região. Uma experiência gastronômica com produtos frescos locais. Também falarei mais do hotel em outro texto.

Casas Novas Countryside Hotel & Spa

Dia 4 – Chaves

Acordei as 5 da manhã para ver o amanhecer da sacada do quarto, o gerente do Casas Novas me garantiu que eu não me arrependeria. E não mesmo! O céu se transforma em cores e tons de azul, rosa e encerra o show com um laranja bem clarinho. É surreal de lindo! E tudo cercado de montanhas com ruínas medievais e pássaros cantando deliciosamente.

O café da manhã do Casas Novas é simplesmente perfeito! Além dos tracionais pães, frios, iogurtes e cremes, provamos algumas especialidades da região como o Pastel de Chaves. Uma massa folheada toda artesanal, recheada com carne bem suave.

Quarto do Hotel Casas Novas

O Casas Novas merece um tempo dedicado a ele neste roteiro. Localizado em um edifício histórico do século XIX, o hotel fica bem no meio da montanha e traz essa paz. A piscina externa é linda. Há duas jacuzzis e uma piscina interna, todas aquecidas e deliciosas. Próximo dali, em Ribeira de Pena, a diversão fica por conta de um enorme parque de aventuras (já falo mais dele), degustações de vinhos e termas naturais.

Passamos uma manhã incrível no Pena Aventura. Eu, que até então, não era nada aventureira, desci uma tirolesa de 1,5kms (quase morri antes, mas fui e amei). Fiz uma trilha de bike elétrica mata adentro, andei em uma montanha russa com carrinho que eu mesma podia frear (e meu companheiro não quis frear nenhuma vez rs). E claro, fechamos o dia com uma degustação de vinhos.

A entrada custa 10 euros para adultos e 5 euros crianças. Cada atividade tem um valor diferente, você pode conferir tudo no site do parque e até comprar os ingressos por lá.

Trilha de bike elétrica no Pena Aventura

Para finalizar esta experiência, a Associação Hotéis Rurais de Portugal nos proporcionou uma degustação de vinhos verdes tradicionais, vinhos verdes tintos e roses (sim, eles existem).
O tinto é bem docinho e chega a parecer com um refrigerante, já o rose é muito bom, perfeito para uma tarde na piscina ou praia.

E assim acabou nosso roteiro rural pelo Norte de Portugal. Chaves e as demais cidades mencionadas aqui ficam todas muito próximas do Porto. Os dias parecem intensos e cheio, mas acreditem, serão dias relaxantes e de profundo contato com a natureza. As atrações são de visitação rápida e todas as cidades muito próximas uma da outra.

Resumindo

Essa é minha sugestão de roteiro rural pelo Norte de Portugal. Se você gostou dessa ideia, de o que fazer no Norte de Portugal fora do trivial, convido a se debruçar em todos os textos da Isa (se é que já não o fez rs). Ela vive aqui e tem muita coisa maravilhosa pra compartilhar conosco.
Além disso, convido também a conhecerem os demais hotéis rurais pertencentes a Associação Hotéis Rurais de Portugal, e desfrutar de uma total imersão em um roteiro genuíno, cheio de história e encanto.

Essa viagem foi um convite da Associação de Hotéis Rurais de Portugal. Eu, a Lu do blog Turistando com a Lu, embarquei nessa aventura representando a Isa e o blog Viajapedia. Todas as opiniões aqui expressas são individuais e imparciais. Toda essa viagem está salva nos destaques de nossas contas no Instagram, veja abaixo:

Viajapedia

Turistando com a Lu

Leia Também

+ Roteiro de 3 dias em Porto
+ Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago
+ Visitar Ponte de Lima, uma das vilas mais antigas de Portugal
+ O que fazer em um dia em Barcelos

Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.

isabela

Veja os comentários

Posts recentes

Madrid com crianças: roteiro completo!

Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…

6 meses atrás

Neve na Galícia: O que saber antes de visitar Manzaneda

Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…

9 meses atrás

Onde se hospedar em La Rioja: Bodega FyA

Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…

9 meses atrás

Visitar Bordeaux – Roteiro de 2 dias na capital do vinho

Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…

9 meses atrás

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…

11 meses atrás

Festas de Ano Novo no Porto e Norte de Portugal

Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…

11 meses atrás

This website uses cookies.