Portugal

O que visitar em Boticas

Antes de mais nada quero iniciar este post dizendo que eu tenho uma ligação muito forte com Boticas. Sempre que o bom tempo começa a aparecer eu já começo os planos de locais para visitar em Boticas.

Para quem não sabe, minha bisavó, nascida no Brasil, era filha de um imigrante português natural da aldeia de Atilhó em Boticas. E foi assim, nesse meio tempo entre mudança e o início da vida em Portugal, que despertei o desejo de estudar a minha história e ir atrás da minha árvore genealógica. Mas isso é tema para outro post.

O município de Boticas pertence ao distrito de Vila Real, no Norte de Portugal, na região que chamamos de Trás os Montes. Essa localidade também é conhecida como terras de Barroso e por isso, podemos chamar de barrosão quem é original destas terras.

O forte desta região é a sua gastronomia, representada pela posta barrosã, presunto, a truta e o fumeiro. Portanto, se você aprecia uma boa carne, este é o lugar para saborear a carne barrosã com certificado DOP, denominação de origem protegida. Tema que vou falar mais abaixo.

Centro de Artes Nadir Afonso

Visitar em Boticas

Centro de Artes Nadir Afonso

Nadir Afonso foi um pintor, arquiteto e pensador português, nascido em Chaves. Com o intuito de estabelecer em Boticas um centro de artes em sua homenagem, surgiu uma parceria entre a Câmara Municipal de Boticas e a Fundação Nadir Afonso.

O Centro de Artes Nadir Afonso fica bem ao centro da vila de Boticas ao lado do Boticas Hotel, gerido pela família de Nadir Afonso. Com entrada gratuita, é possível admirar parte do acervo da família do pintor.

Centro de Artes Nadir Afonso

Boticas Parque

É sem dúvida nosso lugar favorito! Sempre que pensamos o que vamos visitar em Boticas no verão, o Boticas Parque é logo uma das nossas opções. Primeiramente por ser uma opção de lazer para toda família e em particular para as crianças. É realmente um lugar que indico de olhos fechados.

São cerca de 60 hectares de ar puro e tranquilidade. Possui um parque de pesca de truta aberto nos fins de semana de Março à Setembro, passeios de kayak, aluguel de bicicletas, quinta pedagógica, parque infantil, percurso de aventura e alojamento. Já falei dele uma centena de vezes no Instagram.

O acesso é gratuito, sendo pago apenas as atividades de aluguel de bicicleta e equipamentos, passeios de kayak, a pesca e o percurso de aventura, bem como o alojamento hehe.

Outro serviço muito interessante é o de piquenique oferecido pelo parque, você reserva e no dia e horário tem a sua disposição um excelente piquenique com produtos regionais pelo custo de 8€ por pessoa.

Castro de Carvalhelhos

O Castro fica localizado na aldeia de Carvalhelhos, a 860 metros de altitude. Está em boas condições de visita e remonta a Idade do Ferro, entre o século I a.C até o século I d.C, dá para acreditar? É possível observar 11 habitações entre construções redondas e outras retangulares.

Casa Ti João

O melhor restaurante de Boticas e que fica em Carvalhelhos. Pertence a rede de Tabernas do Alto Tâmega. As especialidades da casa: Posta de carne Barrosã, Callos, Assadura, Truta do rio Beça e aos fins de semana Cozido Barrosão.

A Casa utiliza produtos regionais certificados da melhor qualidade. Não há luxo melhor do que comer boa comida tradicional com os melhores ingredientes.

No fim, não deixe de provar a rabanada com mel de Urze. Foi das melhores rabanadas que já tive o prazer de comer.

Rabanada com mel de Urze do Barroso – Foto divulgação Tabernas do Alto Tâmega – Casa Ti João

Vinho dos Mortos

Repositório Vinho dos Mortos

O Vinho dos Mortos é uma tradição que surgiu após a invasão francesa no século XIX. Para esconder as garrafas de vinho dos soldados, elas foram enterradas no solo. E foi assim, tempos depois que ao desenterrar o vinho percebeu-se que ele estava diferente. Com graduação mais baixa e uma leve gaseificação natural. A tradição foi perdendo o costume, mas o vinho continua a ser produzido e comercializado pela Cooperativa Agrícola de Boticas.

Para mais informações poderá visitar, através de reserva antecipada, o Repositório do Vinho dos Mortos e saber mais sobre a história e tradição. Saiba mais aqui.

Leia Também:

Fim de Semana no Boticas Hotel Art & Spa

Visitar o Parque Natural do Alvão

Onde fazer um bom piquenique em Portugal

O que fazer no Norte de Portugal e um roteiro rural de 4 dias

Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.

isabela

Posts recentes

Madrid com crianças: roteiro completo!

Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…

6 meses atrás

Neve na Galícia: O que saber antes de visitar Manzaneda

Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…

9 meses atrás

Onde se hospedar em La Rioja: Bodega FyA

Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…

9 meses atrás

Visitar Bordeaux – Roteiro de 2 dias na capital do vinho

Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…

9 meses atrás

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…

11 meses atrás

Festas de Ano Novo no Porto e Norte de Portugal

Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…

11 meses atrás

This website uses cookies.