Mar e gastronomia. São duas palavras que podem descrever bem o que fazer em Matosinhos. Localizada ao lado da cidade do Porto, Matosinhos tem o Oceano Atlântico a tornar o cenário ainda mais bonito.
Mas preste atenção, que aqui algumas coisas não se podem confundir. E uma delas é que Matosinhos é Matosinhos e o Porto é o Porto!
Porto é o nome do distrito, que também é o nome da cidade, sendo assim Matosinhos faz parte do distrito do Porto, mas não da cidade, entende? Um pouco confuso para quem chega do Brasil acostumado com estados, cidades, bairros… quando aqui as denominações são distritos, concelhos e freguesias.
Entendido esse pormenor, visitar Matosinhos é o programa ideal para quem, assim como eu, gosta de passear junto ao mar e comer uma boa refeição de mariscos e peixe fresco.
Do Porto até lá o metrô é uma boa opção. As estações de Matosinhos Sul, Brito Capelo e Senhor de Matosinhos ficam nos arredores das mais importantes atrações. Ônibus também circulam pela região.
+ Tour em ônibus Hop-on Hop-off em Porto, Foz e Matosinhos
Começar o dia com uma visita ao Mercado Municipal de Matosinhos – Recém remodelado, o andar térreo é todo destinado à bancas de peixe e frutos do mar frescos, além de restaurantes, um sushi bar e uma padaria que utiliza apenas produtos biológicos. No segundo andar, frutas e legumes frescos se misturam às flores da época e uma pequena brigaderia também serve gelados.
Almoçar em uma marisqueira ou restaurante de peixe – Da Doca direto para a mesa. Assim são os peixes e mariscos servidos nos restaurantes de Matosinhos. No decorrer da Rua Heróis de França e paralelas, restaurantes não faltam e são bem falados o Dom Peixe, a Marisqueira dos Pobres e a Marisqueira A Antiga.
Comprar conservas para presentear os amigos – Já foi-se o tempo que conserva era sinônimo de atum e sardinha. Hoje, as conservas se sofisticaram, estão com embalagens vintage e ganharam destaque em menus e restaurantes dedicados apenas à elas. Tem de bacalhau, de polvo, mexilhão, lula, cavala, robalo e mais algumas que já não lembro o nome. Vendidas na loja O Mar na Lata, além de poder comprar a unidade, há também embalagens de presente em caixas de madeira que são tão lindas quanto saborosas.
Piquenique no Parque da Cidade – Localizado no fim da Avenida da Boavista no limite entre o Porto e Matosinhos, com saída para a via do Castelo do Queijo. O Parque da Cidade, considerado o maior parque urbano do país, é o local perfeito para estender a toalha e reunir a família e os amigos para passar um fim de tarde.
Tomar um banho de mar ou de piscina – Em Leça da Palmeira, freguesia de Matosinhos, é possível escolher entre um mergulho no mar ou na piscina, de água salgada. Aberta apenas no verão, a Piscina das Marés é a junção perfeita para um dia bem passado. Os valores para meio dia (de 9h às 14h ou de 14h 19h) são de 5€ para adultos e 3€ para crianças.
+ Roteiro de 3 dias no Porto em Portugal
+ 3 destinos bate e volta a partir do Porto
+ 10 lugares para conhecer e visitar em Braga
+ Roteiro de 7 dias pelo Norte de Portugal
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…
Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…
Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…
Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…
Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…
Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…
This website uses cookies.
Veja os comentários