Está em busca de sugestões do que fazer em Baiona? Então venha comigo que vou contar tudo o que fizemos por lá.
Antes de mais nada, quero dizer que desde 2020 temos dedicado pelo menos uma semana ao ano para desbravar o litoral da Galícia. Foi durante a pandemia que, acabados de nos recuperar do “bendito” vírus, e com as férias para a Andaluzia canceladas, nos vimos numa verdadeira sinuca: encarar os preços elevados do Algarve para reservas de última hora ou ir para o norte e desfrutar de dias tranquilos com distanciamento social.
Bom, não preciso dizer que a segunda opção venceu e não precisou de muita pompa para o litoral da Galícia nos conquistar (pois o interior já havia nos conquistado há tempos).
Em primeiro lugar, quero fazer aqui uma breve introdução da história de Baiona, assim como dar a conhecer algum contexto sobre a região. Acredito que mais do que saber quais são os melhores restaurantes ou as praias mais paradisíacas, é preciso também conhecer mais sobre a cidade, quem passou por lá e sua cultura.
Baiona foi fundada pelos romanos no século II a.C. e tem uma longa história que remonta à época pré-romana. Além disso, também foi palco da chegada da embarcação Pinta, em 1943, que trazia Pero Vaz de Caminha com a notícia de que Cristóvão Colombo havia viajado até o Mundo Novo e com isso “descoberto” a América.
No seu casco histórico há muitas menções à Pinta assim como uma homenagem aos tripulantes da caravela. Além disso, para quem tem interesse, a Festa de la Arribada acontece sempre no primeiro fim de semana de Março para comemorar a chegada da embarcação com música, danças e recriação histórica.
A maneira mais fácil de chegar até Baiona é de carro.
De Braga até lá são 121km em autoestrada, cerca de 1:20h. Bem como do Porto são 165km também em autoestrada com duração de 1:50h.
Lembre que se tens a Via Verde instalada no seu veículo português a mesma está habilitada para percorrer as estradas da Galícia e passar pelos pedágios sem necessidade de pagamento manual. Saiba aqui maiores detalhes.
De transporte público, a opção é pegar o comboio que parte do Porto em direção à Vigo e de lá buscar alternativas de transporte público até Baiona ou ainda autocarro da rede Flixbus a sair de destinos como Braga ou Porto até a cidade de Vigo.
Atualmente a cidade vive essencialmente do turismo então é de se esperar que no verão tenha uma maior procura nos alojamentos, por isso sempre recomendo fazer reservas de forma antecipada e com cancelamento gratuito.
Nós nos hospedamos no Bayona Camping Playa e foi uma ótima experiência, sobretudo para quem viaja com crianças pequenas. Além de parque de campismo para tendas e autocaravanas dispõe ainda de bungalows de frente para o mar para todos os tipos de orçamento.
Mais recentemente chegou também a rede de glampings Kampaoh que utiliza das mesmas instalações que o Bayona Camping pero en una forma mais glamurosa, como o nome assim sugere para o “camping gourmet”.
Se conforto e comodidade é um pré requisito que você não abre mão, o Parador de Baiona pode ser uma ótima opção. Localizado dentro da muralha histórica do Castelo de Monterreal, este hotel pertence à rede de Paradores de Espanha.
Castelo de Monterreal
O Castelo foi construído no século XII e é um dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, foi usado durante anos como uma fortaleza defensiva para proteger a cidade de invasores estrangeiros. Sua localização estratégica permitia que seus guardas mantivessem uma visão clara do Oceano Atlântico. Atualmente é explorado pela rede Paradores de Baiona, enquanto as suas muralhas estão abertas aos visitantes mediante pagamento de 1€, que pode ser descontado em consumo no restaurante Enxebre la Pinta, do qual falo mais abaixo.
Museu da Caravela Pinta
O museu é dedicado à reprodução da caravela Pinta, uma das três embarcações usadas por Cristóvão Colombo em sua viagem histórica para as Américas em 1492. O museu permite aos visitantes explorar a réplica da caravela e aprender sobre a história das viagens de Colombo (com o ponto de vista espanhol) e as técnicas de navegação do século XV.
Além disso, o museu possui exposições que apresentam a vida a bordo da caravela e sua importância histórica.
Igreja de Santa Maria
Ela é um dos principais exemplos da arquitetura românica na região, sendo construída no século XII. Além disso, adicionaram uma torre de sino no século XVIII e existem belas pinturas murais do século XV na igreja.
A igreja também possui um altar-mor barroco e uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário.
Acho que dispensa apresentações, de tanto que falo deste gelado. Sempre que visito a Galícia, eu vejo a localização no mapa para saber a loja mais próxima! E não, não é exagero.
Feitos de forma ecológica, estes gelados têm um espacinho no meu coração e estômago. Por favor, provem o de doce de leite, chocolate com laranja e requeijão com figo caramelizado. E depois me digam.
Este é o restaurante do Parador de Baiona e que está aberto ao público. A vista é das melhores, e das duas vezes que aqui comi escolhi a terraça para curtir o momento como deve ser: de frente para o mar.
Os mexilhões com molho de coco foram um sucesso nas duas vezes que pedimos, mas o arroz de marisco da segunda vez deixou um pouco a desejar pois estava com sal a mais, na minha opinião.
No entanto não posso deixar de dizer que foi um grande custo x benefício.
Delícia de padaria para começar bem o dia. Os pães daqui também são vendidos no mercado do camping.
Minha sugestão na Espanha é fazer como os espanhóis: tostada com manteiga e marmelada ou tostada com tomate, que neste caso acrescento o abacate.
Descobri esta rede de hamburguerias por acaso e vi que existem muitas espalhadas pelo país.
Os hambúrgueres eram de boa qualidade, Hugo escolheu o de salmão e eu fui em um de carne de vaca com tomate seco e mozarella.
Para o Dani pedimos o menu infantil que vinha com cheeseburguer, batata frita, bebida e gelado de sobremesa e ainda papel com atividades e lápis para colorir.
Foi nosso último jantar, e mesmo como tinha que ser, em grande! Não houve nada que estivesse ruim. A parrilhada de vegetais surpreendeu, pois vegetais nem sempre são apetitosos. E o bacalhau, perdoem os portugueses, mas foi melhor do que muito bacalhau que já comi em terras lusas.
Um jardim agradável com comida local. A simpatia das funcionárias foi sem dúvida o destaque da experiência.
Vale ressaltar aqui que a tarta de queso era enorme e servia tranquilamente a minha família de três.
Enfim, e para concluir, espero que tenham gostado deste roteiro com o que fazer em Baiona. E que deixem comentários caso tenham alguma dúvida, afinal este post é para ajudar você 🙂 Abaixo, alguns links que podem ser úteis no seu roteiro pela Galícia.
+ Galícia: Roteiro praias das Rias Baixas
+ 15 Glampings e Cabanas no Norte de Portugal e Galícia
+ Galícia no Verão: Visitar Sanxenxo
+ Praia de Samil: uma praia para famílias na Galiza
+ Visita aos desfiladeiros do Sil e Ribeira Sacra
+ Aloia Nature: Bungalow para férias em família
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…
Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…
Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…
Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…
Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…
Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…
This website uses cookies.
Veja os comentários
Muitas dicas excelentes!obrigada
Obrigada Diana pelo comentário.
Fico feliz em poder ajudar :)
Beijinhos,
Isa