Lençóis Maranhenses: Santo Amaro do Maranhão, o paraíso escondido

Santo Amaro do Maranhão

Santo Amaro do Maranhão fica a aproximadamente 243km de São Luis. Uma região com pouca infraestrutura, acesso difícil mas que esconde uma parte dos Lençóis Maranhenses quase intocada.
Se por um lado o acesso não é nada fácil, por outro a paisagem compensa. Devido ao difícil acesso a Santo Amaro, que é a entrada oeste do Parque Municipal dos Lençóis Maranhenses, as lagoas e dunas da região se mantêm afastadas dos turistas e com isso são bem mais preservadas que as de Barreirinhas. Aqui você pode relaxar tranquilamente em uma lagoa enquanto ouve o barulho do vento nas dunas.

Como chegar

Saindo do centro de São Luís ou do aeroporto, a melhor opção é ir de van até Sangue, pois é de lá que saem as Toyotas 4×4 que percorrem os 36km de estrada de areia e muito “pula pula” até Santo Amaro do Maranhão.
Se for em alta temporada aconselho a fazer a reserva da van com antecedência, pois eles automaticamente já reservam sua vaga na Toyota.
Eu fechei o meu transfer com o Denilson (98-99808-9191) e recomendo.

Toyota Jardineira em Sangue

Onde ficar

A pousada que ficamos foi um tiro no escuro, literalmente! Chegamos em Santo Amaro já estava tudo escuro, com pouca iluminação, a Toyota nos deixou em frente a Pousada Areias. Chegando lá, éramos os únicos hóspedes. A pousada ficava literalmente na areia rs No início fiquei mega chateada e preocupada, pois estávamos distante do centrinho, se é que podemos chamá-lo assim, mas depois encarei a experiência rústica como uma vivência a mais nessa parte dos Lencóis.
O casal que nos recebeu foi super atencioso e prestativo e o filho deles, o Dudu, era uma gracinha e nos rendeu boas risadas. Se alguém interessar, fiquei na Pousada Areias e na época (agosto/2013) custou R$60 a diária para o casal.

Para quem deseja algo com mais conforto e mais bem localizado, vi algumas pousadas bem de frente a praça que segundo relatos são boas, se comparada a pouca infraestrutura do local, são estas: Pousada Cajueiro e Pousada Pontual.

Dicas

 Algumas considerações são importantes na hora de incluir Santo Amaro no seu roteiro. Cartões de crédito não são aceitos, não há restaurantes (exceto os das pousadas), e eu só vi uma pequenina agência do Bradesco. Há pequenos mercados onde você pode comprar água e frutas antes de seguir em algum passeio e ainda farmácias caso haja alguma emergência. Hospital há um em construção logo no início do município (em agosto/2013) e há apenas um posto de saúde pequeno em funcionamento. Portanto, não indico para viagens com crianças e idosos.

O que fazer

Os passeios para as lagoas podem ser agendados na própria pousada, pois eles já conhecem o pessoal e os horários que saem os carros. Como o meu tempo por lá foi bem curto, fiz o passeio da Lagoa da Gaivota e Andorinhas.
Para quem tem mais tempo, pode dar uma esticada para conhecer a Lagoa das Cabras e Emendadas. Garanto que não vai se arrepender, já vi por fotos e é belíssimo. E se for, não deixe me de contar o que achou, ok?

 

isabela

Compartilhe
Publicado por
isabela

Posts recentes

Madrid com crianças: roteiro completo!

Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…

6 meses atrás

Neve na Galícia: O que saber antes de visitar Manzaneda

Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…

9 meses atrás

Onde se hospedar em La Rioja: Bodega FyA

Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…

9 meses atrás

Visitar Bordeaux – Roteiro de 2 dias na capital do vinho

Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…

9 meses atrás

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…

11 meses atrás

Festas de Ano Novo no Porto e Norte de Portugal

Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…

11 meses atrás

This website uses cookies.