A usina de Itaipu é hoje a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Localizada no Rio Paraná, ela é chamada de Binacional por estar na fronteira entre o Brasil e o Paraguai e ter sido construída pelos dois países ainda na época da ditadura militar.
A usina faz uma série de passeios turísticos para conhecer suas barragens, sala de comando, museu, zoológico e entre esses passeios tem o passeio noturno da iluminação monumental da barragem.
O passeio que acontece todas as sextas e sábados às 20h (21h no horário de verão), trás um belo espetáculo de música e luz. Luz essa que daria para iluminar uma cidade de 15mil habitantes! #wooow
A coisa é mesmo gigante! A gente ouve falar e vê fotos, mas assistir ali de pertinho a barragem sendo iluminada e depois passar bem próximo dela dá realmente pra perceber o tamanho de tudo aquilo. Não a toa, o volume total de concreto utilizado na construção da usina seria o suficiente para construir 210 Maracanãs e ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel. Imaginou?
O passeio começa no Centro de Recepção de Visitantes, de onde saem os ônibus que levam os visitantes até a Estação Mirante Central. Antes do espetáculo é apresentado um vídeo da usina com a sua história e importância tanto para o Brasil quanto para o Paraguai.
O espetáculo tem duração aproximada de 1h30 e vale muito a pena, inclusive se você como eu, não teve tempo de fazer os outros circuitos que a usina dispõe.