Categorias: ChileValle Nevado

Guia Valle Nevado: Quanto custa, Quando ir e Como chegar

Sonhando com neve nas próximas férias? Pensando nisso criei este guia do Valle Nevado para você planejar antecipadamente suas férias na neve e garantir os descontos que podem chegar a 30%.

A primeira coisa a se pensar é que esquiar não é nada barato então todo planejamento é pouco para uma viagem desse tipo. Como sempre digo por aqui, planejamento e organização são a chave de boas (e muitas) viagens.

Os valores contidos neste post são todos com referência nos valores de 2015 e com base e informações nos sites contidos aqui. Tudo devidamente detalhado para você tirar de vez a dúvida de quanto custa esquiar no Chile.

Guia Valle Nevado , tudo o que você precisa saber

Quando ir

A temporada de neve em Valle Nevado estende-se de Junho a Outubro, sendo que a melhor época para esquiar são os meses de Julho, Agosto e Setembro ( alta temporada ). Este ano (2015) a neve foi maior do que a esperada e mesmo a temporada tendo encerrado em 25 de Setembro, as pistas ainda continuaram a todo vapor até Outubro.
Em época alta a estância enche bastante. Se puder, evite os finais de semana e se quiser usufruir do local com menos gente evite os dias de férias escolares no Brasil.
Antes de programar a sua viagem, atente nas restrições de reserva dos hotéis ( consultar imagem abaixo ).
Também é possível fazer um bate-volta de um dia, partindo de Santiago para quem não tem objetivo único de esquiar e quer apenas passar o dia.
Fonte e informações atualizado em Jan/2018 http://www.vallenevado.com/

Como chegar

Valle Nevado fica a cerca de 65 Km do Centro de Santiago. O trajeto demora em média 1h40m, mas pode complicar devido às condições climáticas.
Fique atento: nos finais de semana, feriados e férias de inverno existe horário previsto de trânsito de veículos para subir e descer a montanha. Subida (entre 08:00 e 14:00) e descida (entre 15:00 e 20:00).
Poderá fazer o percurso em van compartilhada, transporte privado ou carro alugado. Se optar por ir e voltar no mesmo dia, o transfer tem um preço mais em conta.
Se preferir alugar carro, lembre-se que a estrada é sinuosa, são 40 curvas até Valle Nevado, todas numeradas, por vezes com muita neve/gelo. As correntes de neve são obrigatórias ( os carabineros conferem antes da subida ). Compare preços para aluguel de carro no Chile aqui neste link
Seguem abaixo preços de referência (2015) para subidas/descidas:
Santiago – Valle Nevado
USD $32 por pessoa (por trecho)
Transporte privado:
Buscam no hotel em qualquer horário, com parada opcional no supermercado para compras e câmbio de moeda.
USD $200 valor total por veículo (de 1 a 3 pessoas – por trecho).
USD $220 valor total por veículo (de 4 a 6 pessoas – por trecho).
USD $240 valor total por veículo (de 7 a 9 pessoas – por trecho).
USD $320 valor total por veículo (de 10 a 16 pessoas – por trecho).
Nota: transportes entre as 10 da noite e as 6 da manhã têm um adicional de CLP $ 15.000 / USD $30.
Transporte Privado desde o Aeroporto ( tem um adicional de USD $40) Saída do aeroporto na hora de chegada do vôo, com parada opcional no supermercado para compras e câmbio de moeda.
As empresas que fazem este tipo de translado são a Ski Total e a ChileanSki

Onde ficar

Valle Nevado tem 3 hotéis:
• Hotel Puerta del Sol: mais orientado para famílias, dispõe de 121 quartos.
• Hotel Tres Puntas: é o hotel que conta com preços mais acessíveis, ideal para grupos.
• Hotel Valle Nevado: é o mais caro e exclusivo, apenas 50 quartos com varanda.
Preços de referência para estadia de 3noites em quarto duplo no programa MiniWeek:
Hotel Tres Puntas  USD $1214
Hotel Puerta del Sol  USD $1663
Hotel Valle Nevado  USD $2587
*Informações com base no site do Valle Nevado em Jan/2018
 
Se você for apenas com o intuito de esquiar, ficar instalado em Valle Nevado é um ótima opção, uma vez que os hotéis estão lado a lado com as pistas. No entanto, lembre-se: o tempo na montanha é muitas vezes imprevisível e a localização bastante isolada. Esse ano de 2015, uma nevasca que não ocorria há 20 anos encerrou a estrada de acesso a Valle Nevado e impediu que turistas pudessem subir ou descer. Quem tinha vôos de regresso foi impossibilitado de descer, e teve de pernoitar por sua conta mais uma noite em Valle Nevado.
 
Os hotéis têm regime de meia pensão e incluem o seguinte:
• Hospedagem com meia pensão (café da manhã e jantar – sem bebidas nem os 10% de taxa de serviço );
• Ticket para os meios de elevação – skipass (1 ticket por pessoa, por noite) válido até o dia anterior a saída, caso o check out seja feito antes das 10h00 terá 1 ticket de ski grátis para o último dia;
• 01 coquetel de boas vindas, por pessoa ( aos sábados das 18:30hs às 19:30hs );
• “Après” ski no Bar Tres Puntas das 17h00 as 18h00;
• Acesso a piscina aquecida ao ar livre, fitness center, sauna, sala de jogos e pub;
• Guarda esquis;
• Wi-fi gratuito nas áreas comuns do hotel ( no hotel Tres Puntas, apenas funciona no hall de entrada );
 
Por norma o Check-in no hotel é efetuado depois das 15h/16h, no entanto os alojamentos disponibilizam lugar para guardar as malas e até espaço para troca de roupa, caso queira esquiar antes.
   
Fica a dica:
  • Antes de subir, pare em Santiago e abasteça-se de bebidas e snacks. No resort, tudo é bem mais caro.
  • Faça a reserva de mesa para jantar o mais cedo possível ( hora de almoço ). Há duas opções, o Restaurante Mirador de Plomo com sistema de buffet ( na minha opinião melhor e com mais variedade ) e o Restaurante Sur “à lá Carte”.
  • Para evitar filas, faça o seu check-out na noite anterior.

Aluguel de equipamento e day pass

Para quem vai esquiar pela primeira vez, são aconselháveis aulas e um mínimo de 3 dias de prática para poder desfrutar do esporte.
É possível alugar equipamento de ski/snowboard, óculos, roupas, e outros artigos em Valle Nevado, no entanto o preço é mais salgado. Existem várias agências de aluguel em Santiago, cujo valor completo ( botas, snowboard/ski, bastões ) é bem mais em conta (aproximadamente USD$35 por dia). Mesmo que alugue o equipamento na estância, terá de o carregar consigo todos os dias para o hotel. A desvantagem de alugar equipamento em Santiago é que depois não poderá trocar, caso a bota de ski esteja apertada ou queira trocar a orientação da prancha de snowboard.
O hostel Chile Extremo dispõe de uma loja em Santiago onde poderá alugar o seu equipamento. Fica localizada na calle dominica 25, barrio Bellavista.
O aluguel ou compra de roupas depende do critério de cada pessoa. Pessoalmente prefiro comprar, por uma questão de higiene. A Decathlon é uma boa opção e tem preços razoáveis.
A escolha da roupa é muito importante. Na primeira queda, se a roupa não vedar devidamente (luva, calça, casaco) você pode ficar molhado para o resto do dia, o que não é nada agradável.
Para iniciantes é aconselhável utilizar a roupa completa, que impossibilita a entrada da neve na zona da cintura. A escolha dos óculos também é bastante importante, quer para proteger do reflexo do sol, quer em dias de visibilidade reduzida.
Para quem optar por apenas passar o dia na estância, segue abaixo preços de referência da temporada de 2015 com base nas informações do site do Valle Nevado.
Fonte e informações http://www.vallenevado.com/

Não  se esqueça

  1. Creme protetor solar com FPS elevado, creme labial também com protetor solar;
  2. Óculos de sol próprios para a neve;
  3. Gorro e cachecol, dependendo das condições climáticas;
  4. Capacete e Luvas adequadas para pratica do Ski ou Snowboard;
  5. Calças comodas e impermeáveis (não necessitam de ser muito grossas);
  6. Blusão impermeável para a prática de Ski ou Snowboard;
  7. Mochila pequena para transporte de água e comida;
  8. Pequeno Kit de medicamentos para eventuais gripes, resfriados ou enjôos.

Dicas Importante

  • Verificar se está em perfeitas condições de saúde antes de subir a montanha;
  • Durante o dia, ingerir bastantes líquidos. A desidratação provocada pela prática de esportes a grandes altitudes é superior ao normal;
  • Escolher material de Ski/Snowboard com nível/tamanho adequados;
  • Não utilizar dois pares de meias dentro das botas. Provocam assaduras e falta de sensibilidade nos pés, um par de meias é suficiente;
  • Ao final do dia seque o interior das botas;
  • Fazer um bom aquecimento muscular antes das primeiras descidas;
  • Andar sempre em grupo;
  • Mantenha os níveis de açúcar no sangue, ingerindo chocolates, biscoitos ou barras energéticas ao longo do dia.

Quer economizar?

Você pode optar por ficar em Farellones, o Hostal Chile Xtremo é uma boa opção. A diária em quarto triplo ronda os USD $60 por pessoa por noite e inclui café da manhã.
Poderá esquiar em La Parva ou Farellones, mas se preferir deslocar-se para Valle Nevado, deverá reservar antecipadamente o transfer.
Lembre-se que, no final de semana, devido ao tráfego intenso, o tempo de subida aumenta consideravalmente e os estacionamentos enchem.

Seguro Viagem

O seguro viagem no Chile não é obrigatório. Mas para viagens com prática de esportes radicais que podem ocasionar lesões acho indispensável o uso de um bom seguro. Assim você evita dor de cabeça caso tenha que arcar com os custos de um hospital, que mesmo no Chile será cobrado em USD. Além disso, o seguro viagem ainda cobre um seguro de extravio de bagagem.
Aqui no blog indicamos o seguro da Assist Card, assistência com cobertura mundial. Você pode fazer um orçamento sem compromisso por este link e pesquisar o seguro que lhe atenderá melhor, o pagamento pode ser feito no boleto bancário ou parcelado no cartão de crédito e usando o código VIAJAPEDIA5 você ganha 5% de desconto.
Fazendo a reserva aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda com uma graninha.

 

isabela

Veja os comentários

    • Olá, Leonardo. Obrigada pelo comentário.
      Esta viagem foi feita em 2015. Não tenho o valor total gasto até porque isso incluiria valor com alimentação e passagens aéreas.
      Os preços dos transfers, diárias e aluguel de equipamento estão todos no post.

      Abraços,
      Isabela

Compartilhe
Publicado por
isabela

Posts recentes

Madrid com crianças: roteiro completo!

Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…

6 meses atrás

Neve na Galícia: O que saber antes de visitar Manzaneda

Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…

9 meses atrás

Onde se hospedar em La Rioja: Bodega FyA

Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…

9 meses atrás

Visitar Bordeaux – Roteiro de 2 dias na capital do vinho

Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…

9 meses atrás

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…

11 meses atrás

Festas de Ano Novo no Porto e Norte de Portugal

Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…

11 meses atrás

This website uses cookies.