Portugal

Dormir em uma estação de comboios em Marvão: Train Spot Guesthouse

Já pensou em dormir em uma estação de comboios? Em Marvão é possível!

Não lembro bem como tudo isso começou, mas nos tornamos fascinados por tudo o que remete ao universo dos trens (comboios em português PT). Seja um vagão que se tornou restaurante, seja uma linha remodelada para passeio turístico… Adoramos viagens de trens e porque não, dormir em uma estação?

Estação de comboios Marvão-Beirã

Já havia lido sobre o Train Spot Guesthouse em algum lado, aquilo ficou na minha cabeça e quando fui organizar o roteiro da viagem de férias pelo Alentejo e olhei para Marvão no mapa, me veio logo à memória aquela antiga estação. Era agora a hora!

Dormir em uma estação de comboios em Marvão

Marvão-Beirã

Vamos falar de história? A estação de Marvão-Beirã foi inaugurada oficialmente em Junho de 1880, e seu objetivo era pertencer ao Ramal de Cáceres que ligava Torre das Vargens até o município de Cáceres na Espanha.

Por ser uma estação fronteiriça, era a última estação do lado português, haviam dois edifícios: um abrigava o serviço aduaneiro e o outro um restaurante e quatro quartos que serviam os viajantes que por ali passavam.

Anos mais tarde, esta mesma estação também foi incorporada a linha TER Lisboa Espanha e logo após ao Lusitânia Comboio Hotel que também ligava Lisboa à Madrid.

Mas, em 2011 deram por fim o Ramal de Cáceres e logo em seguida transferiram o Lusitânia Comboio Hotel para a Linha da Beira Alta, encerrando assim o funcionamento desta estação de comboios.

Train Spot Guesthouse

Foi então, após o total encerramento da estação, que um casal da capital resolveu investir em um hotel no edifício do antigo restaurante da estação Marvão-Beirã.

Mantiveram a estrutura antiga, o piso, os detalhes dos azulejos, a porta de passar os pratos e a os quatro quartos com banheiro. Trouxeram um ambiente harmonioso, junto à antiga lareira e fizeram desta sala de estar também a sala do café da manhã.

Como Guesthouse, não há luxos ou serviços de quarto. Há simplicidade e uma paz típica do interior.

Quarto

Nosso quarto foi duplo com banheiro privativo. Cama confortável, decoração clean do jeito que eu gosto e janelas grandes que iluminavam todo o ambiente.

Mas o que mais gostei foi mesmo o banheiro. Uma enorme janela mesmo à frente do vaso sanitário com vista para uma enorme árvore e um ninho de cegonhas. Como era alto e sem vizinhos, não foi preciso livros ou candy crush , era só observar e contemplar a paisagem, se é que me entendem rs

Dormimos ali uma noite tranquila, os três na mesma cama (sim, eu não peço cama extra), e acordamos com o cantar dos pássaros.

Além desta tipologia, há ainda quartos duplos ou twin com banheiro compartilhado ou a possibilidade de reservar um apartamento com cozinha e duas camas de casal. Saiba mais aqui.

Café da manhã

Como Guesthouse, não espere um café da manhã elaborado. É tudo muito simples. Frutas, queijo e presunto, pouca opção de pães, mel e geléias da região, suco, café e leite e cereais.

Também é possível preparar algo, já que há uma cozinha equipada disponível aos hóspedes e geladeira.

Serviços

Apesar de não ser propriamente um hotel, o Train Spot Guesthouse tem opções de passeios à cavalo pela região de Marvão que podem ser reservados diretamente na recepção.

Ao lado do edifício existe um antigo galpão, também da estação, que foi convertido em bar e de lá saem passeios em uma espécie de bicicleta sobre trilhos. Passamos um pôr do sol muito agradável por ali.

Por fim, adoramos a experiência de dormir em uma estação de comboios e imaginar como devia ser o movimento por ali dos passageiros que viajaram entre Portugal e Espanha.

Train Spot Guesthouse
Estação Ferroviária de Beirã/Marvão, Largo da Alfândega, Marvão

Leia Também

+ Onde fazer um bom piquenique em Portugal
+ O que fazer em uma conexão longa no aeroporto de Madrid
+ Roteiro de 3 dias no Porto

Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.

isabela

Veja os comentários

Posts recentes

Madrid com crianças: roteiro completo!

Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…

6 meses atrás

Neve na Galícia: O que saber antes de visitar Manzaneda

Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…

9 meses atrás

Onde se hospedar em La Rioja: Bodega FyA

Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…

9 meses atrás

Visitar Bordeaux – Roteiro de 2 dias na capital do vinho

Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…

9 meses atrás

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…

11 meses atrás

Festas de Ano Novo no Porto e Norte de Portugal

Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…

11 meses atrás

This website uses cookies.