Em Junho, no início dos dias de Sol e calor, tivemos a oportunidade de visitar a Beira Baixa e desbravar esta região localizada no Centro de Portugal, na qual ainda não conhecíamos. Foram dias repletos de história, boa gastronomia e praias fluviais incríveis!
A região é uma boa opção para quem busca um destino com história e atrativos naturais, mas sem aglomerações.
Já tínhamos uma ideia do que iríamos encontrar por lá, mas nossas expectativas foram surpreendidas com estas três praias fluviais que visitamos e convidamos vocês para também visitarem.
A Cascata e praia fluvial do Pego ficam localizadas na aldeia de Penha Garcia dentro do Parque Icnológico de Penha Garcia pertencente ao Geopark Naturtejo, geoparque mundial da UNESCO.
Esta não é apenas mais uma praia fluvial, e a sua localização tem um fator determinante para ser uma das praias que mais gostamos de visitar. É que a Praia Fluvial do Pego faz parte da Rota dos Fósseis, uma rota pedestre com rochas graníticas que possuem fósseis com mais de 480 mil milhões de anos, dá para imaginar?
E é ali, no meio destas rochas com milhões de anos que está uma piscina fluvial de águas refrescantes que convidam para um bom mergulho.
Apesar de pouco espaço para esticar a toalha, há boa infraestrutura para se estar. Uma área com árvore que proporciona uma boa sombra, e lixeiras para jogar o que não pertence à natureza no lixo. Além de fácil acesso para entrar e sair da água, o que é particularmente bom para quem viaja com crianças.
Não sei se é habitual, mas apesar de ser uma praia não vigiada, encontramos a presença de um funcionário do Geopark Naturtejo a fazer a inspeção do local.
Fica no concelho de Vila Velha de Ródão, na aldeia de xisto de Foz Cobrão. Mais uma zona balnear que está impecável.
Uma piscina fluvial com excelente espaço para abrir a cadeira ou estender a toalha e com infraestrutura que parece ser de um bar de praia, que na altura ainda não estava funcional.
Foi a praia que dedicamos mais tempo. Isso porque nosso alojamento era em Foz Cobrão e bem próximo de lá, cerca de 4 minutos de carro. Passeamos durante a manhã e desfrutamos das águas refrescantes durante toda a tarde.
Mais uma vez, a boa infraestrutura com escadas para entrar e sair da água foi o que mais nos agradou. Assim o pequeno teve total liberdade para entrar e sair da água com a nossa supervisão.
Em Proença-a-Nova, esta praia fluvial fica na aldeia de Alvito da Beira. A praia foi inaugurada em 2007, mas recentemente ganhou uma área relvada que é excelente para descansar debaixo das árvores entre um mergulho e outro.
Esta foi a única praia das três que vimos zona para churrasco, com uma churrasqueira e mesas de piquenique.
Além disso, há um bar em pleno funcionamento com esplanada caso queiram fazer lanches.
Também achei de fácil acesso o estacionamento, já que a zona é de pouco movimento na estrada e há bastante área ao redor para estacionar.
Assim como as outras praias, também adoramos o ambiente desta. Muito familiar e tranquilo.
Nota: A viagem para a Beira Baixa foi realizada a convite da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
Conheça mais sobre o destino através do site Beira Baixa Tour e planeje a sua próxima viagem.
+ Roteiro Completo Beira Baixa ( Em Breve)
Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.
Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.
Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.
Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…
Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…
Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…
Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…
Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…
Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…
This website uses cookies.
Veja os comentários