Portugal

3 destinos não muito conhecidos para um bate e volta a partir de Braga

Já houve tempo que revistas e guias indicavam apenas um bate e volta do Porto até Braga, mas hoje em dia, com o tanto que a cidade evoluiu, vale muito a pena dormir por lá – a diária é mais baixa que em cidades como o Porto – e ainda dá para aproveitar para visitar vilas e aldeias nos arredores.
Eu, moradora de Braga há mais de um ano, depois de desbravar esta região, indico neste texto 3 destinos bate e volta a partir de Braga para conhecer mais de Portugal e seus encantos.
Rio Cávado em Amares

3 destinos não muito conhecidos para um bate e volta a partir de Braga

Vila Verde

 
Você até pode não conhecer Vila Verde, mas certeza que conhece o artesanato mais famoso de Portugal: o Lenço dos Namorados.
Conta a história que foi em Vila Verde que as meninas bordavam lencinhos apaixonados para presentear os rapazes pelo qual estavam enamoradas.
Bordados simples, muito deles com erros de grafia e linguajar humilde, os lencinhos ganharam fama e hoje estampam não só lenços, mas ímãs, cadernos e até calçados.
E é em Vila Verde que todos estes artesanatos se reunem, na loja Namorar Portugal. Um bom motivo para fazer os 17 km que ligam o centro de Braga até lá.
 
Mas não pense que Vila Verde se resume apenas aos lenços, o pequeno centro da vila se destaca pelo ar bucólico e monumentos históricos. Mas é mesmo o turismo rural que ganha destaque. São inúmeros os trilhos e percursos de caminhadas que poderá fazer por lá.
 
Se o intuito for visitar a Vila ao final do dia, logo ali, um pouco mais afastado do centro, a fábrica da cerveja Letra, conhecida como Letraria, é a parada ideal para os apreciadores de cerveja artesanal da melhor qualidade. Minha dica é experimentar a cerveja envelhecida em barril de Moscatel e a Letra F, com notas cítricas.  Vale também pedir a régua de degustação com letras que vão do A ao F. Tenho certeza que não irá se arrepender.
 
Centro de Vila Verde

Amares

 
Distante 20 minutos de carro de Braga, as margens do Rio Cávado. Amares além de atrativos naturais, também tem muita história, como é o caso dos históricos mosteiros que existem no vilarejo.
Em um destes mosteiros hoje funciona a belíssima Pousada de Amares, pertencente à rede Small Luxury Hotels, que já seria um motivo principal para esticar a viagem até lá.
O mosteiro de Rendufe, desgastado pelo tempo, ainda recebe visitas aos fins de semana, assim como o mosteiro da Pousada que também pode ser visitado apenas nas áreas externas por não hóspedes, assim como o restaurante que também está aberto ao público.
 
No verão, a diversão em Amares fica por conta da Quinta Lago dos Cisnes que oferece aos visitantes restaurante, praia fluvial com serviço de espreguiçadeiras, aulas de stand up paddle, brinquedos para os pequenos e grandes viveiros com aves como pavão, pato e avestruz.
 
Não podemos esquecer que Amares pertence a Rota dos Vinhos verdes e quintas como a Quinta de Amares disponibilizam visitas guiadas aos visitantes que desejam conhecer mais das castas Loureiro, Alvarinho, Trajadura, Arinto e outras.
 
Mosteiro de Rendufe em Amares

Fafe

 
Com Fafe ninguem fanfe! Tenho certeza que ao menos uma vez na vida você já ouviu falar isso! Fafe está mais para Guimarães, isto é verdade, mas mesmo assim não chega a ser um problema percorrer os 40 km até lá.
Recentemente Fafe ganhou as redes sociais através de um comercial da Samsung Portugal, que popularizou a Casa do Penedo. Ver aqui o comercial.
Muito pequenino, o centro de Fafe tem história e esta história muito tem a ver com a do Brasil. Isto porque em Fafe há edifícios antigos cheios de pompa cuja a arquitetura é carinhosamente chamada de “Arquitetura dos Brasileiros”.  Pois anos atrás, os portugueses que foram fazer a vida no Brasil retornaram com sua posses e construíram casarões com traços típicos dos casorões que existiam no Brasil na época. 
 
Outra atração de Fafe é o Teatro Cinema, inaugurado em 1924 e restaurado em 2009. Conta com uma variada programação.
 
Se for preciso mais um motivo para visitar Fafe, que seja então o estômago! É que a Vitela Assada é a jóia da gastronomia local e em Outubro ocorre o Festival Gastronômico que leva o nome da iguaria. 
 
A “arquitetura dos brasileiros” de Fafe

Leia também

+ 3 destinos bate a volta a partir do Porto
+ 10 lugares para conhecer e visitar em Braga
+ O que fazer no Norte de Portugal e um roteiro rural de 4 dias

Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.

isabela

Posts recentes

Madrid com crianças: roteiro completo!

Recentemente estive em Madrid com meu filho de oito anos e voltei super inspirada para…

6 meses atrás

Neve na Galícia: O que saber antes de visitar Manzaneda

Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…

9 meses atrás

Onde se hospedar em La Rioja: Bodega FyA

Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…

9 meses atrás

Visitar Bordeaux – Roteiro de 2 dias na capital do vinho

Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…

9 meses atrás

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…

12 meses atrás

Festas de Ano Novo no Porto e Norte de Portugal

Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…

12 meses atrás

This website uses cookies.