Prainha no Parque Estadual do Ibitipoca |
O Parque Estadual do Ibitipoca fica à 3km do centrinho de Conceição do Ibitipoca. Repleto de atrativos naturais, o parque atrai pessoas de vários lugares do Brasil e até do mundo (uau!). Com três opções de circuitos, opção não falta para todo o tipo de turista.
A trilha mais leve é também a com maior atrativo. O Circuito das Águas tem 5km de extensão e começa próximo ao restaurante do camping. Dali você pode decidir se começa em direção a Cachoeira dos Macacos passando pela ponte de Pedra e Lago das Miragens ou seguindo pela Prainha até o Lago dos Espelhos. Qualquer uma das opções vale a pena. Mas se for para escolher, eu escolho o Lago dos Espelhos.
Lago dos Espelhos no Parque Estadual do Ibitipoca |
Como só havia conhecido as cachoeiras daqui do Rio de Janeiro, nunca tinha visto cachoeira com areia tipo praia! Tem coisa melhor do que dar um mergulho sem ter medo de enfiar o pé em um monte de lodo? *Momento frescurite de blogueira*
Lago das Miragens no Parque Estadual do Ibitipoca |
O mais famoso cartão postal de lá é também o que requer mais esforço para chegar. A Janela do Céu fica à quase 8km de distância da portaria. A minha dica é começar a trilha onde tem uma placa um pouco antes do Centro de Visitantes e descer pelo outro lado em direção ao camping. Mas saiba que na ida pelo menos 4km são só de subida. Então, preparo físico e disposição são essenciais.
Se alimente bem antes de ir, use um calçado confortável (pleeeease, esqueça os tênis tipo keds, vans e coisas do tipo), roupa leve e use protetor (eu esqueci, da para imaginar? Façam o que eu digo e não o que eu faço, tá? haha).
Início da Trilha para a Janela do Céu |
A parte boa do caminho para a Janela do Céu é que tudo é muito bem sinalizado, não tem com se perder se seguir direitinho as placas. E confesso que da mais disposição quando você vê na plaquinha o quanto falta pra chegar. Os últimos 1km são os mais gratificantes!!
Janela do Céu em Ibitipoca |
Animou de ir? Já foi e tem alguma dica que eu não coloquei aqui? Deixa um comentário aqui que eu leio e respondo.